Governo da Madeira exige à União Europeia testagem ao covid-19 na origem e pede reforço das verbas do POSEI

Durante o Fórum RUP, o líder do executivo madeirense pediu também que se defina de “forma clara” medidas que promovam e dinamizem o turismo, lembrando que a dependência da Região Autónoma da Madeira do turismo “supera a generalidade das regiões turísticas europeias”.

O presidente do Governo da Madeira, Miguel Albuquerque, exigiu à União Europeia a testagem ao coronavírus covid-19 nos locais de origem, reforçando que esta medida já deveria “estar a ser feita por toda a gente há muito tempo”. O líder do executivo madeirense alertou que se existe altura em que se deveria reforçar as verbas atribuídas pelo POSEI, “essa altura era agora”.

Durante o Fórum das Regiões Ultraperiféricas, Albuquerque alertou para o atual momento que atravessa o turismo. O governante sublinhou a urgência de se definir de forma clara medidas que promovam e dinamizem o setor, lembrando que a dependência da Região Autónoma da Madeira do turismo “supera a generalidade das regiões turísticas europeias”.

Albuquerque disse que depois da completa inativa do turismo, por via das medidas de confinamento que foram decretadas, a situação continua crítica e tem tido “forte impacto sobre o emprego”.

O governante disse que é incompreensível, que num contexto de crise extrema, se planeie um corte de 3,9% no POSEI. Albuquerque disse que nesta fase se justifica o seu reforço. O líder do executivo madeirense defendeu que a agricultura é um “setor essencial” para as regiões ultraperiféricas (RUP) em termos económicos e social.

Na sua intervenção Albuquerque alertou parra a dependência das RUP do exterior e para o impacto da redução do tráfego dos transportes, e pediu especial atenção para as RUP em termos de medidas para a transição ecológica e digital, p

O Fórum RUP reuniu nove Regiões Ultraperiféricas da UE – Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião, Saint-Martin, Açores, Madeira e Canárias – e os seus três Estados-Membros com a Comissão Europeia e demais instituições da UE.

A ocasião foi aproveitada por Albuquerque para felicitar Elisa Ferreira, comissária europeia, “pela perseverança à realização do Fórum RUP” e agradeceu o seu “firme e competente empenho desta na defesa das ultraperiferias”.

Ler mais
Recomendadas

Madeira: Empresas já podem candidatar-se à segunda fase da Linha Investe RAM

A par desta linha, foi hoje também aberto o concurso do Programa de Apoio às Iniciativas Empresariais das micro e pequenas empresas da Região Autónoma da Madeira, o Inicie+. Este SI de apoio ao tecido empresarial da Região tem disponível, a partir desta quarta-feira, uma dotação de 2,5 milhões de euros.

Madeira quer receber reunião política durante Presidência portuguesa do Conselho da UE

O objetivo, de acordo com o governante, é perspetivar em termos globais e europeus a importância das Regiões Ultraperiféricas (RUP) na afirmação da UE enquanto poder mundial.

Miguel Albuquerque sem dúvidas na escolha de Pedro Coelho nas autárquicas de 2021 em Câmara de Lobos

O líder do PSD-Madeira realçou ainda que este concelho tem dado um grande salto em termos de desenvolvimento turístico, cultural, económico e educacional, “e isso deve-se, de facto, também, e muito, ao empenho, à dedicação, à determinação e à linha estratégica que esta Câmara tem adotado”.
Comentários