[weglot_switcher]

Governo da Madeira vai conceder apoio a empresas inovadoras na economia verde e azul

A secretária regional da inclusão Social e Cidadania disse que uma das prioridades é a promoção de políticas de emprego pró-ativas que diminuem o risco de pobreza e conduzam à coesão social. 
22 Janeiro 2020, 09h53

O apoio à criação de empresas inovadoras na economia verde e azul com foco nos desempregados de longa duração, através do programa Grow-RUP, que junta cinco regiões ultraperiféricas da União Europeia, será uma das medidas que o Governo da Madeira pretende implementar. A garantia foi dada por Augusta Aguiar, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, durante o debate na especialidade do Orçamento Regional e o Plano e Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira (PIDDAR), que decorre na Assembleia Legislativa da Madeira.

A governante referiu que uma das prioridade da sua secretaria vai passar pela promoção de políticas de emprego pró-ativas que diminuem o risco de pobreza e conduzam à coesão social.

“No emprego os números são indiscutíveis, entre abril e dezembro de 2019 foram aplicados 78 milhões de euros para apoio e incentivo ao emprego, abrangendo 17 mil 483 pessoas”, afirmou. A governante destacou ainda a redução no desemprego na Madeira de 15,8% para 6,9% entre o 1º trimestre de 2015 e o 3º trimestre de 2019, e ainda a descida no desemprego jovem em mais de 20 pontos percentuais.

Ainda no emprego Augusta Aguiar reforçou que o executivo quer proporcionar “respostas mais eficientes” à população desempregada ou em risco de exclusão social, através de políticas de emprego com “factores de inovação e de aproximação entre os agentes económicos e sociais, públicos e privados”.

Augusta Aguiar disse ainda que o Orçamento e PIDDAR têm um “forte compromisso social”, e traduz políticas capazes de melhorar as condições de vida dos cidadãos e dos mais vulneráveis, sem “perder o rumo” das políticas públicas

“51% das verbas estão afectas às funções sociais. É um Orçamento marcado pelas preocupações sociais e valores humanistas e dá prioridade aos mais vulneráveis. A Secretaria Regional da Inclusão Social e da Cidadania tem um orçamento de 49 milhões de euros, que visam promover o aumento da empregabilidade, uma melhor habitação e integração social, a melhoria das condições de trabalho, para aumento da qualidade de vida e bem-estar da população”, disse a governante.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.