“Governo decidiu travar uma guerra constitucional em plena pandemia”, diz Bloco de Esquerda

O deputado do BE, José Soeiro, acredita que a “guerra constitucional” não terá “nenhum efeito prático”. Os comentários surgem depois de António Costa ter enviado para o Tribunal Constitucional os diplomas que previam o alargamentos dos apoios sociais.

O deputado do Bloco de Esquerda (BE), José Soeiro, considerou, esta quarta-feira, que o “Governo decidiu travar uma guerra constitucional em plena pandemia”.

As declarações de José Soeiro surgem depois de nesta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, ter decidido enviar para o Tribunal Constitucional o conjuntos dos três diplomas que previam o alargamento dos apoios sociais. Na sequencia desta decisão, o deputado do BE utilizou as redes sociais para expressar a sua indignação.

“Governo decidiu travar uma guerra constitucional em plena pandemia em torno da correção de um apoio temporário, cujo valor médio está bem abaixo do limiar da pobreza, para 130 mil pessoas, trabalhadoras a recibo verde, que viram as atividades encerradas e estão sem nenhum rendimento”, escreveu no Facebook José Soeiro acrescentando que a guerra não terá “nenhum efeito prático e terá de cumprir a lei”.

O bloquista aproveitou a publicação também para corrigir António Costa. “Mas há um equívoco de base no que está a ser dito pelo Primeiro-Ministro agora mesmo. Nenhum destes apoios estava previsto no Orçamento. Foram repescados pelo Governo em meados de janeiro, porque os apoios do OE [Orçamento do Estado] não serviam”, frisou José Soeiro sublinhando ainda que no “OE 2021, para estes apoios que o Governo retomou, havia zero euros. Não estavam previstos, pura e simplesmente”.

Governo decidiu travar uma guerra constitucional em plena pandemia em torno da correção de um apoio temporário, cujo…

Publicado por José Soeiro em Quarta-feira, 31 de março de 2021

 

Ler mais
Relacionadas
Cecília Anacoreta Correia

“Não augura nada de bom para o futuro”. CDS critica Governo pelo envio de alargamento de apoios sociais para Tribunal Constitucional

“Este braço de ferro entre um Governo que é minoritário e os partidos que no Parlamento viabilizaram [o alargamento dos apoios] deixa em todos nós portugueses as maiores dúvidas a cerca da viabilidade desta solução governativa”, garantiu a porta-voz do CDS-PP.

PCP considera “um erro” pedido do Governo de fiscalização dos apoios sociais

Quando o ministro João Leão “diz que é possível acomodar no Orçamento estas medidas, só diz isso porque elas encaixam” e, “se encaixam, o Governo não precisava de agitar os argumentos de inconstitucionalidades para impedir a aplicação”, afirmou João Oliveira, líder parlamentar do PCP, num primeiro comentário à decisão do executivo.
Inês Sousa Real no Infarmed

PAN critica opção “precipitada” que revela “teimosia do Governo”

Em declarações aos jornalistas, na Assembleia da República, a líder parlamentar do PAN, Inês Sousa Real, avisou que “o Governo vai ter de decidir a quem quer dar a mão” durante a crise provocada pela pandemia de covid-19.
Recomendadas

Marcelo Rebelo de Sousa defende transição digital com “metas ambiciosas” e inclusiva

“Está nas vossa mãos”, vincou o Chefe de Estado na abertura do Congresso das Comunicações da APDC. Para o Presidente da República, o futuro é digital, e sendo digital as comunicações tem um papel a cumprir para fazer “a diferença”. “Que não haja um dualismo na sociedade portuguesa”, disse.

António Costa regressa hoje ao Parlamento para um novo debate sobre política geral

O quarto debate sobre política geral no Parlamento acontece numa altura em que a atualidade política tem sido marcada pela situação dos imigrantes em Odemira e os sucessivos pedidos de demissão do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita. As contas do Novo Banco e a pandemia são outras questões que poderão vir a ser levantadas pelos deputados ao primeiro-ministro.

Da amnésia nas CPIs à dimensão do movimento #MeToo em Portugal. Ouça o podcast “Maquiavel para Principiantes” de Rui Calafate

“Maquiavel para Principiantes”, o podcast semanal do JE da autoria do especialista em comunicação e cronista do “Jornal Económico”, Rui Calafate, pode ser ouvido em plataformas multimédia como Apple Podcasts e Spotify.
Comentários