O Governo terá optado por deixar a privatização da TAP fora do Orçamento do Estado para 2025, uma decisão que poderá ser mais um fator de pressão para que o PS viabilize o documento orçamental para o próximo ano.
Avança o “Público” esta quinta-feira que, apesar das negociações entre Governo e socialistas terem falhado na obtenção de um acordo prévio à apresentação do OE2025, a proposta orçamental que vai ser apresentada hoje continua a acautelar as preocupações do PS.
Em entrevista à CNN Portugal, Pedro Nuno Santos destacou que a inclusão da privatização da TAP no OE2025 vai precipitar o voto contra este documento: “Não acredito que a privatização da TAP esteja no OE. Se estiver, é porque o Governo não quer que o OE passe. A privatização da maioria do capital da TAP não vai passar no Parlamento”.
Sobre o mesmo tema e em entrevista ao programa “Hora da Verdade, da Rádio Renascença e do jornal “Público”, Miguel Pinto, ministro das Infraestruturas, revelou a intenção de “acelerar” o processo de privatização da TAP a seguir à aprovação do OE2025. Mais: o governante realçou na mesma entrevista que não será a TAP a impedir que o OE seja reprovado no hemiciclo.
O Governo pretendia relançar a privatização da transportadora aérea já este ano, mas o modelo de venda da participação do Estado na empresa ainda não foi definido, também de acordo com informação avançada pelo JE.
A venda da companha liderada por Luís Rodrigues é uma das promessas que constam do programa do Governo de Luís Montenegro, juntamente com a localização do novo aeroporto de Lisboa, que já foi decidida, mas na lista de prioridades estabelecidas pelo Executivo da AD não está no topo. Pelo contrário.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com