O Governo disponibilizou esta sexta-feira o Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora (GAID), um documento que visa a orientação de emigrantes e lusodescendentes que pretendam investir em Portugal, bem como para os empresários nacionais que queriam internacionalizar a sua atividade através da Diáspora nacional.
Este documento elenca e descreve os apoios disponíveis, além de informar sobre como funcionam as candidaturas aos mesmos e dos regulamentos associados à sua atribuição.
Alguns dos programas com mais destaque são o Portugal 2020 e os seus Programas Operacionais, que efetivam a atribuição destes fundos europeus ao país. O processo de candidatura conta também com várias informações relevantes, como a explicação de como deve ser utilizado o Balcão 2020, o principal ponto de acesso do tecido empresarial nacional a estes apoios, e as condições prévias de elegibilidade aos mesmos.
O documento aborda ainda vários outros apoios ao investimento, explicando como funcionam os apoios ao empreendedorismo, à qualificação e internacionalização das empresas, ao investimento e desenvolvimento (I&D) ou ao turismo. Também a criação de emprego é um objetivo incentivado e apoiado pelos fundos disponíveis, que se estendem à vinicultura, agricultura, agroindústria e floresta.
O GAID faz parte do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) e conta com contributos dos ministérios da Economia, Negócios Estrangeiros e Agricultura, sendo da responsabilidade da área governativa da Coesão Territorial, como se lê no comunicado do Governo.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com