[weglot_switcher]

Governo distribui manuais usados e promessa de livros novos cai por terra

O Ministério da Educação justifica que esta ação está em linha com as recomendações do Tribunal de Contas, devido à sustentabilidade do programa de gratuitidade. Os alunos do 7º ao 12º ano estão a receber manuais já utilizados, quando a promessa de início foi de materiais novos.
30 Agosto 2019, 08h18

A entrada em vigor dos vouchers MEGA do 7º ao 12º ano de escolaridade levou o Ministério da Educação a prometer a distribuição de novos manuais escolares no ano letivo 2019/2020, mas estão a ser distribuídos manuais escolares já utilizados, avança o jornal ‘Público’, esta sexta-feira, 30 de agosto.

Com a aplicação deste método ao 3º ciclo e ensino secundário, estão abrangidos um milhão de estudantes, tendo sido emitidos um total de 2.770.476 vouchers. No entanto, a re-utilização de manuais não segue o modelo do ano passado, algo que pretendia colocar os alunos em condições de igualdade.

A entrega de novos manuais para estes ciclos foi aprovado por um despacho, em janeiro de 2019, assinado pela secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão. O ministério de Tiago Brandão Rodrigues revelou à mesma publicação que o aproveitamento dos manuais do ASE segue as linhas de recomendações do Tribunal de Contas, devido à sustentabilidade da gratuitidade.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.