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Governo diz que novo modelo assegura “futuro” da Autoeuropa

Novo veículo elétrico assegura o “futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”, disse hoje o ministro da Economia.
11 Março 2025, 10h16

O Governo disse hoje que o novo modelo elétrico low cost da Autoeuropa assegura a continuidade da fábrica da Volkswagen em Portugal. A marca anunciou na segunda-feira que a Autoeuropa vai produzir o novo ID.1 a partir de 2027, com um custo estimado de 20 mil euros.

“Este é um dia verdadeiramente histórico para Portugal e muito feliz para todos nós”, congratulou-se hoje o ministro da Economia, Pedro Reis, em comunicado divulgado pela sua tutela.

“De uma assentada, a economia portuguesa conquista a garantia de produção de um novo veículo elétrico, que assegura o futuro da unidade de Setúbal de uma fábrica de nova geração da Volkswagen, e de uma enorme cadeia de valor de fornecedores nacionais, por muitos anos”, acrescentou o governante.

Já o diretor-geral da Autoeuropa disse: “É com enorme entusiasmo que assumimos a produção do ID. EVERY1, um modelo que tornará a mobilidade elétrica mais acessível e sustentável na Europa. Esta conquista representa um marco para a Volkswagen Autoeuropa, assinalando a nossa entrada na era da eletrificação. Gostaríamos de agradecer o apoio do governo de Portugal, que nos proporcionou as melhores condições para atrair este novo projeto para o país”, segundo Thomas Hegel Gunther.

A tutela destaca o volume de negócios de 3,8 mil milhões de euros por ano da fábrica da Volkswagen, com cerca de 4.850 trabalhadores, pesando 4% nas exportações nacionais e contribuindo com 1,3% para o PIB em 2023.

“Com esta decisão da Volkswagen, a economia portuguesa dá um passo de gigante para contribuir para a reindustrialização verde europeia e para a reinvenção do setor automóvel europeu,” segundo Pedro Reis.

O Governo destaca também que a fábrica vai liderar assim a “necessária transição energética do setor, afirmando-se como uma fábrica de futuro. Além da produção do novo modelo automóvel, a decisão agrega uma fábrica eletrificada de nova geração e a adoção de novos processos de produção e logísticos, bem como a assemblagem robotizada de sistemas de baterias”.

“A fábrica de Palmela vai tornar-se mais eficiente e capaz de competir com fabricantes mundiais, alinhando a empresa, e Portugal, com os objetivos climáticos europeus de neutralidade carbónica, num cenário em que a União Europeia está a limitar a produção de carros a combustão e híbridos. Em conjunto com este programa de investimentos, da ordem de várias centenas de milhões, esta decisão tem também o potencial de atrair novos fornecedores para Portugal e para o cluster automóvel, nomeadamente no âmbito dos veículos elétricos”, sublinha ainda a tutela de Pedro Reis.

“Num contexto de transformação do setor automóvel à escala europeia e mundial, este é mais um investimento que demonstra a excelência da economia portuguesa e da sua proposta de valor, capaz de captar a inovação e a confiança dos investidores. É um resultado que só foi possível na sequência de um trabalho intenso e totalmente coordenado entre o Ministério da Economia e a AICEP de um lado, e a Volkswagen Autoeuropa e a casa mãe do outro.  O investimento da Volkswagen sucede à escolha da Calb e à contratualização de 420 milhões de euros, através da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), em 2024”, segundo o comunicado da Horta Seca.

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