[weglot_switcher]

Governo e Microsoft firmam parceria. Empresa vai contratar 300 pessoas, formar funcionários públicos e investir até 1 milhão de euros em startups

A tecnológica de origem norte-americana e o Governo assinaram esta sexta-feira um memorando de entendimento. Assente nos pilares estratégicos “pessoas, empresas e Estado digital”, a parceria prevê várias iniciativas da Microsoft até 2022 para reforçar e acelerar a transformação digital do país.
  • Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e a diretora-geral da Microsoft Portugal, Paula Pandarra
27 Novembro 2020, 10h14

A Microsoft Portugal e o Governo assinaram esta sexta-feira um memorando de entendimento que prevê o reforço da cooperação entre a empresa com o país, contribuindo para aceleração da transformação digital e da recuperação económica. O protocolo estipula que a empresa contrate mais 300 trabalhadores, num total de 1.500 colaboradores na Microsoft Portugal, fome funcionários públicos com competências digitais e invista até um milhão de euros num programa para startups.

A parceria entre a Microsoft e o Governo prevê, assim, uma forte contribuição para a consolidação do setor digital português, promovendo iniciativas até ao final de 2022. Assente em três pilares estratégicos – pessoas, empresas e Estado digital -, o memorando de entendimento foi assinado pelo ministro de Estado e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e pela a diretora-geral da Microsoft Portugal, Paula Panarra.

Para o ministro da Economia, que recordou o Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado em fevereiro, o memorando assinado hoje fará parte do “motor da transformação” de Portugal e contribuirá para a “transformação [digital] na administração pública], ao mesmo tempo que investe na “transformação do tecido empresarial”.

“Estou convicto que esta parceria reforça o compromisso coletivo do Estado português para a capacitação digital, imperativa para que o país possa alcançar um novo capítulo de prosperidade e produtividade”, afirmou o governante durante o evento de apresentação do memorando de entendimento entre o Governo e a Microsoft, empresa que completa este ano três décadas de atividade em Portugal.

O que determina a parceria para a Microsoft Portugal?
Do lado da Microsoft Portugal coube ao diretor executivo de setor público da Microsoft Portugal, Eduardo Antunes, explicar o papel da empresa na parceria estabelecida com o Governo. A primeira grande medida da empresa será iniciar o recrutamento de mais 300 pessoas “altamente qualificadas”, elevando o número de trabalhadores total da empresa para 1.500 em Portugal.

Além disso, a tecnológica vai investir até um milhão de euros no apoio a startups fora dos grandes centros urbanos do país. Assim vai criar o programa “Highway to 5 Unicorns”, apoiando cinco startups portuguesas. Essas empresas de rápido crescimento estarão “localizadas em regiões de menor densidade populacional”, sendo objetivo “promover a descentralização e o empreendedorismo no interior e nas ilhas”.

Está também previsto o reforço do programa de aceleração e apoio a startups. Trata-se do programa “Microsoft for Startups”, que já apoia 40 empresas. A Microsoft pretende agora expandir o programa até 100 empresas.

Eduardo Antunes disse também que a empresa espera criar condições para “reforçar o apoio a mais de três mil parceiros e empresas”.

Acresce a estas iniciativas o compromisso da tecnológica em formar cem mil portugueses até 2022 com competências digitais, através de 1.200 cursos online, no âmbito do programa Ativar Portugal.

As formações serão garantidas através da Global Skills Initiative, tendo por base conteúdos da Microsoft, Linkedin e GitHub. Este é um programa mundial, que prevê capacitar digitalmente 25 milhões de pessoas em todo o mundo.

Acresce a renovação da parceria com o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), para criar mais academias Microsoft no ensino superior, para ajudar a capacitar mais 70 mil estudantes em Portugal. Trata-se da Microsoft Imagine Academy, cujos cursos pretendem promover a certificação e a capacitação tecnológica.

O gestor Eduardo Antunes explicou que a Microsoft vai, ainda, reforçar os seus centro tecnológico no país, “que hoje já presta apoio a mais de 90 países a partir de Portugal”.

Com o objetivo de promover a discussão digital, a Microsoft também vai continuar a “promover e patrocinar” o evento ‘Building The Future’.

Em estreita relação com o Governo, a Microsoft Portugal comprometeu-se a desenvolver um programa de desenvolvimento de competências para reforçar a qualificação dos trabalhadores da Administração Pública, durante os próximos dois ano. “Iremos formar mais 100 mil trabalhadores da administração pública”, disse Eduardo Antunes. A formação será garantida em 20 webinars com conteúdos formativos de base tecnológica.

A empresa tecnológica comprometeu-se também a criar “laboratórios de desenvolvimento, inovação e experimentação em serviços públicos”, para desenvolver um “novo paradigma” do serviço público. “Mais cómodo e eficiente”, segundo o gestor da Microsoft. Os referidos laboratórios serão desenvolvidos em 15 projetos até 2022.

Os funcionários da administração pública receberão também cem formações de prevenção de ciberataques até 2022.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.