O governo espanhol, através do Ministério da Transição Ecológica, colocou em marcha o plano de armazenamento energético no país dando o seu aval para o arranque de seis centrais elevatórias, onde se incluem projetos da EDP, Endesa, Magtel e Ibedrola revela o jornal “El Economista” esta terça-feira, 19 de dezembro.
Este plano, lançado na última semana, pretende reforçar as ligações da Red Elétrica (REE) para desbloquear as centrais elevatórias, com a inclusão de centrais eléctricas que utilizam dois reservatórios em alturas diferentes para bombear água nos momentos em que há excesso de energia e poder armazená-la para tempos de escassez ou preços mais elevados.
Como tal, a REE pretende arrancar com os projetos destas centrais nas regiões da Galiza, Astúrias, Aragão e Castela La Mancha, que em conjunto vão permitir aumentar a capacidade de armazenamento energético em 3.400 megawatts.
O projeto nas Astúrias envolve a EDP e a Endesa que formaram a aliança Saltos del Narcea para promover uma central de 800 MW. Por outro lado, a EDP tem um projeto próprio na zona de La Barca, tal como a andaluza Magtel, que tem outro projeto de 265 MW.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com