[weglot_switcher]

Governo espanhol pondera aplicar Artigo 155 se houver declaração de independência unilateral

Soraya Sáenz de Santamaría, vice-presidente do Governo espanhol, confirmou que o Governo espanhol pondera seriamente aplicar o Artigo 155 da Constituição caso Puidgemont declare unilateralmente a independência. A ANC já tornou claro o seu apoio à declaração, publicando um vídeo no Twitter.
  • Juan Medina/Reuters
9 Outubro 2017, 11h11

A vice-presidente do Governo espanhol e ministra da Presidência, Soraya Sáenz de Santamaría, anunciou que, caso o Parlamento da Catalunha aprove, esta terça-feira, uma declaração unilateral de independência (DUI), o Governo poderá pôr em marcha o Artigo 155 da Constituição “para restaurar a lei e a democracia” nessa comunidade, adianta o El País, citando uma entrevista da política à Cadena Cope.

Na mesma ocasião, Sáenz de Santamaría advertiu que “se Puidgemont declarar unilateralmente a independência isso não será bem visto e caberá ao Governo, através do Senado, adotar medidas” contra o culminar do seu desafio secessionista.

Santamaría disse ainda que “o Governo está preparado para qualquer circunstância”, porque o “fanatismo” de Puidgemont foi “esvaziado” nos últimos tempos.
A vice-presidente do Governo explicou ainda que para levar a cabo esta medida é preciso “muito critério político” e, sobretudo, “há que medi-lo em termos de eficácia”. Por isso, Santamaría não exclui a adoção de medidas “diferentes”. Estas poderão ser adotadas a solo pelo Governo, mas a ministra afirma que seria “melhor” que estas medidas fossem adotadas “em conjunto” com outros partidos, como o PSOE e o Ciudadanos, com o qual Mariano Rajoy está em comunicação constante nas últimas semanas.

Praticamente ao mesmo tempo – e numa altura em que o debate entre os independentistas gira em torno de se deverá Puidgemont declarar a independência esta terça-feira ou optar por medidas que evitem o choque frontal com o Governo –, o grupo Assamblea Nacional Catalana, presidido por Jordi Sànchez, tornou clara a sua posição: publicou um vídeo no Twitter em que afirma que na terça-feira será declarada a independência da Catalunha no Parlamento, prometendo estar presentes na ocasião “Hi serem!” (Lá estaremos).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.