[weglot_switcher]

Governo formaliza parceria com municípios para recuperar património cultural classificado

O investimento global associado é de 8,8 milhões de euros, a concretizar-se numa segunda etapa. 
21 Julho 2025, 13h57

A Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes, preside à Cerimónia de Assinatura dos Protocolos, amanhã, dia 22, às 11:00, no Palácio Nacional da Ajuda, que conta com a presença dos Secretários de Estado do Tesouro e Finanças, João Silva Lopes, e da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado.

Os protocolos são assinados entre o Património Cultural, a Estamo e sete municípios e têm em vista a recuperação
de Património Cultural Classificado.

“Representando, nesta primeira fase, um investimento superior a três milhões de euros, esta parceria entre as áreas governativas da Cultura e das Finanças, em colaboração com as autarquias, tem por objetivo fazer face à necessidade de intervenção urgente na reabilitação e conservação dos Monumentos Nacionais e de outro Património classificado”, refere o comunicado do instituto público Património Cultural.

O investimento global associado é de 8,8 milhões de euros, a concretizar-se numa segunda etapa.

O novo modelo de articulação entre a Estamo detida pelo Ministério das Finanças e o Património Cultural,
IP (do Ministério da Cultura, Juventude e Desporto) começa por envolver os Municípios de Alvito, Lisboa, Melgaço, Moura, Ponte da Barca, Póvoa de Varzim e Tavira.

Os monumentos a intervencionar são a Igreja Matriz do Alvito; a Capela de Santo Amaro  em Lisboa; a Igreja do Divino Salvador de Paderne em Melgaço; as Muralhas Modernas de Moura; a Igreja Matriz de Ponte da Barca; a Igreja de São Pedro de Rates na Póvoa de Varzim; e a Igreja de Santa Maria de Tavira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.