O governo francês vai aumentar os impostos em 21 mil milhões de euros, numa decisão estratégica do executivo para reduzir o défice do país, que está próximo dos 6%. A decisão foi anunciada pela ministra das Finanças, Amélie de Montchalin em entrevista à “TF1” esta quarta-feira.
O objetivo passa por poupar 53 mil milhões de euros para reduzir o défice do país. Para isso o governo gaulês pretende reduzir a despesa pública em 32 mil milhões de euros e aumentar os impostos em 21 mil milhões de euros.
“Estamos numa situação inédita e grave. Precisamos de um orçamento o mais rapidamente possível e estamos a trabalhar para que esta semana possa ser apresentado no parlamento”, afirmou a ministra das Finanças.
Budget : "Nous allons faire un effort historique de baisse des dépenses publiques" @AdeMontchalin qui confirme 32 milliards d'euros d'économies de dépenses publiques et 21 milliards d'euros de hausse pour les recettes #BonjourLaMatinaleTF1 pic.twitter.com/r8VxaQ6QsE
— TF1Info (@TF1Info) January 15, 2025
Outro tema importante é a reforma da segurança social, no qual a ministra acredita que os parceiros sociais “conseguirão” encontrar um ponto em comum sobre o assunto.
França lida atualmente com uma crise política depois do primeiro-ministro Michel Barnier ter caído do cargo em dezembro na sequência de uma moção de censura, a primeira vez desde 1962.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com