[weglot_switcher]

Governo garante financiamento para nova escola do Politécnico de Setúbal em Sines

Ministro Fernando Alexandre deixou, esta quinta-feira, 18, a garantia de que a assinatura do contrato-programa deverá realizar-se no decorrer no primeiro semestre de 2026.
18 Dezembro 2025, 22h00

 O ministro da Educação, Ciência e Inovação (MECI), Fernando Alexandre, assumiu esta quinta-feira, 18, em Sines, o compromisso de financiamento por parte do Governo da nova Escola Superior que o Politécnico de Setúbal (IPS) tem projetada para esta cidade do Alentejo Litoral.

O governante deixou a garantia de que durante o primeiro semestre de 2026 será assinado o contrato-programa onde ficará definido o modelo de financiamento desta construção de raiz.

O ministro reuniu hoje nos Paços do Concelho de Sines com a presidente do IPS, Ângela Lemos, os vice-presidentes Pedro Ferreira e Rodrigo Lourenço, o presidente da Câmara Municipal de Sines, Álvaro Beijinha, as secretárias de Estado do Ensino Superior e da Ciência e Inovação, Cláudia Sarrico e Helena Canhão, o presidente do Instituto para o Ensino Superior (IES), Joaquim Mourato, e o presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva.

Ângela Lemos olha para o compromisso de Fernando Alexandre como “um passo decisivo para a consolidação deste projeto estratégico”, através do qual a instituição poderá “aprofundar a sua ligação ao tecido económico e social, potenciar a transferência de conhecimento, atrair talento e contribuir de forma decisiva para o crescimento do sistema científico, tecnológico e produtivo nacional”.

Esta parceria institucional vem, segundo Ângela Silva, “reforçar a missão do IPS na promoção de um Ensino Superior de proximidade, alinhado com as necessidades do território, com a inovação, a qualificação de recursos humanos e o desenvolvimento sustentável da região de Sines e do Alentejo Litoral”.

A nova escola, a sexta do IPS, é assumida pelos parceiros envolvidos como uma aposta estruturante para o futuro da região. Terá uma natureza interdisciplinar, estruturando-se em torno das tecnologias digitais, da sustentabilidade e da indústria, e oferecendo um leque alargado de formação, entre microcredenciais, CTeSP, licenciaturas, pós-graduações, mestrados e doutoramentos.

A instalação da nova Escola Superior do IPS em Sines é uma parceria entre o politécnico e o município e inclui igualmente a construção, já em curso, de uma residência de estudantes com capacidade para cerca de 50 camas, cuja conclusão está prevista para o segundo semestre de 2026.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.