[weglot_switcher]

Governo investe 13 milhões para recuperar 70 quilómetros da rede de distribuição de água

O Governo Regional, através da empresa Águas e Resíduos da Madeira, já arrancou com intervenções de recuperação de mais de 70 quilómetros de rede de distribuição de água no valor de 13 milhões de euros. São intervenções que abrangem os concelhos de Câmara de Lobos, de Machico, da Ribeira Brava, de Santana e ainda a ilha do Porto Santo.
23 Março 2017, 09h57

Por outro lado, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais tem programado uma série de outros investimentos no sentido de melhor servir os residentes no abastecimento de água.

Até ao final deste ano, cerca de 400 hectares de áreas sob gestão do Governo Regional serão reflorestadas, contribuindo para o aumento da infiltração da água, reforçando as reservas hídricas subterrâneas.

De igual forma, o governo espera aumentar a precipitação oculta, como a água do nevoeiro capturada pela vegetação, que, gota a gota, facilmente infiltra no solo, alimentando, comprovadamente, várias nascentes de altitude.

Quanto à distribuição de água para fins agrícolas, os investimentos já em curso vão ascender aos 21 milhões de euros. Vários canais de rega secundários, serão requalificados, bem como o Canal do Norte, um dos principais sistemas de regadio, que serve mais de 9.000 parcelas agrícolas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.