O governo italiano prevê que a dívida fique abaixo dos 140% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, projetando um crescimento da economia do país em torno de 1% em 2024.
As projeções foram reveladas por Federico Freni, membro do governo, e citadas pelo jornal “The Star” esta segunda-feira. As novas estimativas serão apresentadas pelo Executivo na próxima semana.
Federico Freni reiterou ainda que a venda de participações detidas pelo governo italiano não será feita de forma “apressada”, fazendo parte de um plano a três anos que inclui o banco Monte dei Paschi di Siena SpA e a empresa de correios Poste Italiane SpA.
Estas declarações são feitas depois de o Banco de Itália ter afirmado na sexta-feira passada que a economia vai crescer apenas 0,6% este ano.
O governo liderado por Giorgia Meloni está a contar que o consumo e os estímulos do fundo de recuperação da União Europeia ajudem ao crescimento da economia. No entanto, vai ser necessário esperar até 2026 para colocar o défice orçamental abaixo do limite de 3% imposto pelas autoridades europeias, referem fontes próximas ao jornal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com