O ministro da Economia, Pedro Reis, anunciou um programa para financiar projetos deeptech no valor inicial de 60,6 milhões de euros e com capacidade para o alavancar até 110,6 milhões de euros.
O programa Deep2Start chega durante o primeiro trimestre do próximo ano.
Pedro Reis apresentou este programa no palco principal da Web Summit, naquele que é o último dia da conferência em 2024.
O novo fundo terá 50 milhões de financiamento nacional para projetos e startups, valor onde ainda se acrescentam 50 milhões de euros de investidores privados.
A este acrescentam ainda 10,6 milhões de euros de financiamento nacional para apoiar novos fundos de ignição e transferência de conhecimento tecnológico e candidaturas ao programa europeu acelerar de deeptech.
Este programa concretiza três medidas do programa Acelerar a Economia, promovendo o desenvolvimento de projetos deeptech e startups com potencial de inovação tecnológica disruptiva em Portugal.
Segundo o governante, o programa conta então os 50 milhões em financiamento público e capacidade para mobilizar outros 50 milhões de investidores privados. Será também para assegurar investimentos em setores estratégicos para a transição verde e energética.
O financiamento será canalizado através de parcerias, por forma a assegurar uma seleção dos projetos mais promissores. Neste momento está em análise a definição de parcerias com o Banco Português de Fomento, a Portugal Ventures e o Fundo Europeu de
Investimento.
O restante valor será distribuído em articulação com a ANI, Portugal Ventures e Startup Portugal, focado aos fundos de ignição que visam a transferência e valorização de conhecimento tecnológico e científico da academia para o ecossistema, bem como o apoio a startups e estado inicial de financiamento e também para vouchers de apoio a candidaturas a projetos ao European Innovation Council Accelerator.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com