[weglot_switcher]

Governo Lula terá espaço extra de 22,6 mil milhões de euros no Orçamento de 2025

Limite maior terá de acomodar políticas sociais, investimentos e emendas. O ministro das Finanças do Brasil já anunciou um corte de 4,2 mil milhões de euros para fechar números.
4 Agosto 2024, 16h00

O governo de Lula da Silva terá um espaço extra de 138,3 mil milhões de reais (22,6 mil milhões de euros) para despesas do Poder Executivo no Orçamento de 2025, de acordo com cálculo do Tesouro com base nas regras da nova política fiscal. É neste espaço que o governo irá precisar de acomodar o alargamento de benefícios obrigatórios, bem como a procura por gastos discricionários, como custos e investimentos, além de emendas parlamentares e gastos na Saúde e Educação.

Só o aumento projetado para o salário mínimo deve custar 35,3 mil milhões de reais (5,8 mil milhões de euros). Já a correção dos benefícios acima do teto pode adicionar outros 19,5 mil milhões de reais (3,1 mil milhões de euros). Os cálculos consideram parâmetros projetados pelo próprio Governo, como salário mínimo de 1.502 reais (246 euros) no ano que vem e um INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 3,65%.

Cada 10 reais (1,6 euros) a mais no teto nacional tem impacto de 3,92 mil milhões de reais (640 mil euros) nas despesas. Já a variação de 1 ponto percentual no INPC amplia o gasto em 5,34 mil milhões de reais (870 mil euros).

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.