O Governo moçambicano vai criar uma comissão multidisciplinar para regular a inteligência artificial (IA) no país, anunciou o ministro da Planificação e Desenvolvimento, reconhecendo desafios significativos no acesso a esta tecnologia.
“A divisão digital continua a ser um desafio significativo, especialmente em Moçambique, onde grande parte da população ainda não tem acesso à tecnologia básica e a internet. Esta exclusão digital deixa muitos desconectados das oportunidades que a transformação digital pode oferecer”, disse o ministro Salim Valá, durante a 12.ª edição da feira tecnológica ‘MOZTECH’, que está a decorrer há três dias em Maputo.
O governante explicou que o Governo pretende introduzir esta tecnologia de forma “eficaz” para que sirva como ponte “para a criação de novas oportunidades de negócios”, que passa também pelo uso da IA.
“Consideramos que a regulamentação da Inteligência Artificial em Moçambique não deverá inibir o avanço da inovação na área e vamos estabelecer a comissão nacional de Inteligência Artificial, plataforma multissetorial e multidisciplinar”, explicou.
Segundo Valá, a comissão vai viabilizar a participação das principais partes interessadas nestas tecnologias, apoiar o processo de regulamentação sobre a IA, além de promover a adoção da mesma em alguns serviços no país.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com