[weglot_switcher]

Governo não vai obrigar a englobamento de rendas no IRS

“O Governo não está a estudar ou a preparar para este Orçamento do Estado o englobamento de rendimentos prediais nem de juros de depósito”, disse fonte do Executivo ao “Observador”.
  • Cristina Bernardo
23 Setembro 2021, 09h03

O Governo não está a ponderar tornar obrigatório o englobamento no IRS os rendimentos prediais e de juros de depósitos a prazo, mantendo-os opcionais como até aqui, noticia o “Observador”.

“O Governo não está a estudar ou a preparar para este Orçamento do Estado o englobamento de rendimentos prediais nem de juros de depósito”, disse fonte do Executivo à publicação.

O líder do PSD reagiu à notícia ontem à tarde, notando que “acabar com a taxa liberatória de 28% do IRS, significa que quem tem casas alugadas ou poupanças no banco, vai pagar mais impostos; vai ver a rendibilidade das suas poupanças ainda mais reduzidas”. Rui Rio atacou ainda a geringonça, uma vez que estas negociações estão ser ser realizadas com a esquerda.

Atualmente, por ser opcional, os cidadãos podem escolher que estes rendimentos sejam tributados separadamente com a taxa de 28% ou integrados nos rendimentos de trabalho, aos quais são aplicadas as taxas gerais de IRS consoante o escalão de rendimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.