[weglot_switcher]

Governo pondera pagar mais para médicos serem exclusivos do SNS

“Está a ser constituído um grupo de estudo para esse tema e para os modelos remuneratórios dos profissionais de saúde”, afirmou a ministra da Saúde.
11 Julho 2019, 08h28

O Governo está a trabalhar para que exista novamente uma dedicação exclusiva dos médicos nas unidades hospitalares públicas, revelou ao jornal “Público” a ministra da Saúde. Em entrevista, Marta Temido refere que se trata de “uma proposta” e “uma linha desenvolvimento” no programa do atual Executivo e Lei de Bases da Saúde.

“O primeiro aspeto é a definição daquilo que é o quando da Lei de Bases da Saúde ainda em discussão. O segundo é a necessidade de avaliação de como é que essa opção iria ser feita, e nós estamos a trabalhar nisso. Está a ser constituído um grupo de estudo para esse tema e para os modelos remuneratórios dos profissionais de saúde”, indicou a governante.

Em declarações a este diário, a ministra da Saúde salientou ainda a importância de melhorar a produtividade e admite que não sabe quantas legislaturas são necessárias para “reerger” o Serviço Nacional de Saúde. “O contexto é adverso de onde quer que olhemos para ele”, defende.

Em relação às Parcerias Público-Privadas (PPP), Marta Temido acredita que se deve caminhar para o não-alargamento das mesmas, amas “deixar abertura” para casos “excecionais” e “temporários”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.