[weglot_switcher]

Governo recebe primeiro relatório da Candidatura Completa ao Novo Aeroporto de Lisboa

Mais de 100 entidades foram consultadas pela ANA, incluindo operadores aéreos, entidades públicas e municípios, confirmou o Ministério das Infraestruturas em comunicado.
Cristina Bernardo
17 Julho 2025, 12h48

A ANA – Aeroportos de Portugal (Concessionária) entregou ao Governo, por via eletrónica, o Relatório da Consulta aos Stakeholders (acionistas e outras partes relacionadas). Este é o primeiro relatório no âmbito da Candidatura ao Novo Aeroporto de Lisboa (NAL). Mais de 100 entidades foram consultadas pela ANA, incluindo operadores aéreos, entidades públicas e municípios, confirmou o Ministério das Infraestruturas em comunicado.

“A entrega deste relatório ocorre na sequência da notificação do Governo à Concessionária, ocorrido a 16 de janeiro de 2025, ao abrigo da cláusula 45.5 do Contrato de Concessão, a solicitar a elaboração da Candidatura ao NAL. Nos termos da cláusula 46 do Contrato de Concessão, a Candidatura ao NAL deverá ser apresentada no prazo máximo de 36 meses a contar da data de notificação, sendo composta por quatro relatórios intercalares e um relatório final. O Relatório da Consulta aos Stakeholders é o primeiro desses documentos, cuja entrega ocorre assim seis meses após a data de notificação do Governo para a elaboração da Candidatura ao NAL, salienta o Ministério das Infraestruturas e Habitação, dirigido por Miguel Pinto Luz.

O próximo passo no processo de Candidatura é a entrega, no prazo de seis meses, do Relatório Ambiental, refere o Ministério de Miguel Pinto Luz.

“No processo de auscultação aos Stakeholders, foram consultadas mais de 100 entidades, das quais se destacam os principais operadores aéreos e de assistência em escala, entidades públicas como a NAV Portugal, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Força Aérea, municípios e outros operadores com atividade relacionada com a operação
aeroportuária”, diz o Ministério das Infraestruturas e Habitação.

ANA estima que Aeroporto em Alcochete deve custar 8,5 mil milhões de euros

Em janeiro a ANA estimava que o novo aeroporto Luís de Camões, no Campo de Tiro de Alcochete, custe 8,5 mil milhões de euros, dos quais sete mil milhões financiados através da emissão de dívida.

“O orçamento de construção estimado pela ANA para o NAL [Novo Aeroporto de Lisboa] totaliza 8,5 mil milhões de euros (valores de 2024)”, lê-se no relatório inicial entregue pela ANA Aeroportos ao Governo, a 17 de dezembro, que foi publicado nas páginas oficiais do executivo e do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

Com base neste documento, o Governo deu ‘luz verde’ à concessionária para avançar com uma candidatura ao novo aeroporto e, posteriormente, para a fase de negociação.

A Comissão Técnica Independente (CTI) tinha previsto um custo de 6.105 milhões de euros para a construção de um aeroporto com duas pistas no Campo de Tiro de Alcochete.

Atualizado às 12h59

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.