Miguel Albuquerque disse esta terça-feira durante a apresentação da Estratégia Regional para a Promoção da Saúde Mental que o Governo Regional tem feito investimento na saúde, “ao contrário do que acontece no continente”.
“É importante, que a vontade política e a conversa tenha tradução prática naquilo que é necessário e fundamental”, o financiamento das políticas, continua o Presidente e sublinha que o Governo continuará disponível para alocar de forma gradual e crescente os recursos para a realização desta estratégia, “porque o que é normal muitas vezes neste país é fazer planos para ficar no papel, nós não fazemos planos para ficar no papel”.
“Aquilo que se anda a passar” na saúde da Madeira “não passa de meras jogadas políticas e de mera propaganda politica, tendo em vista as eleições, e não aquilo que é a realidade da saúde pública regional”, sublinha o Presidente do Governo da Madeira.
O Presidente do Governo Regional refere, neste sentido, o investimento feito na reabilitação de alguns centros de saúde, na ampliação de outros, como o Centro de Saúde da nazaré e o do Bom Jesus e “investimentos substanciais” na abertura do novo Centro de Saúde de Câmara de Lobos.
O aumento do número de consultas nos centros de saúde é então explicado por este investimento, afirma Miguel Albuquerque.
Ainda no âmbito da saúde, o Presidente madeirense faz questão de salientar o concurso lançado para o novo hospital na Madeira, obra que vai ser realizada no valor de 330 milhões de euros.
Além disso, o Presidente do Governo Regional não esquece de referir os 15 serviços hospitalares certificados na Região, “do melhor que há no país e na Europa”.
Quanto aos recursos humanos, lembra o esforço deste governo na contratação de novos profissionais de saúde. De 2015 a 2018 foram mais 803 profissionais para o Serviço Regional de Saúde (SESARAM), sendo 236 médicos, muitos deles na área da medicina familiar e 262 enfermeiros. O novo concurso tem em vista a contratação de mais 128 enfermeiros.
Já no âmbito da saúde mental, Miguel Albuquerque afirma que foi feito um investimento de 36 milhões de euros entre 2015 e 2018.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com