A distribuição das vacinas para a Covid-19 deverá ter início no final deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde (DGS) esta sexta-feira, 21 de agosto.
“O inicio do processo de distribuição que corresponde a uma quantidade de cerca de 690 mil doses deverá ocorrer a partir do final do ano, mas sempre dependente da avaliação da Agência Europeia do Medicamento e da autorização da vacina a nível europeu”, afirmou Lacerda Sales.
O secretário de Estado da Saúde considera que este avanço no combate à Covid-19 “é uma luz que se começa a avistar ao fundo do túnel. Não podemos esquecer que até à chegada da vacina, a única vacina de que dispomos é a prevenção, a antecipação e a preparação”.
Na quinta-feira o primeiro-ministro informou que o Governo autorizou a encomenda do primeiro lote de 6,9 milhões de vacinas contra a Covid-19, através de um programa de aquisição conjunta com a União Europeia, num investimento de 20 milhões de euros.
“A União Europeia coordenou a aquisição conjunta. Hoje autorizámos o primeiro lote de 6,9 milhões de vacinas para Portugal. A UE selecionou seis vacinas que estão em desenvolvimento, as seis em que valia a pena investir. Mobilizámos os recursos financeiros para garantir estas vacinas”, realçou António Costa, durante uma visita manhã ao Hospital de Gaia.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com