[weglot_switcher]

Governo revela que distribuição das vacinas deverá começar no final do ano

A primeira distribuição contará com uma quantidade de 690 mil doses. Processo está dependente da avaliação da Agência Europeia do Medicamento e da autorização da vacina a nível europeu.
Tiago Petinga/Lusa
21 Agosto 2020, 14h04

A distribuição das vacinas para a Covid-19 deverá ter início no final deste ano. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, na conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde (DGS) esta sexta-feira, 21 de agosto.

“O inicio do processo de distribuição que corresponde a uma quantidade de cerca de 690 mil doses deverá ocorrer a partir do final do ano, mas sempre dependente da avaliação da Agência Europeia do Medicamento e da autorização da vacina a nível europeu”, afirmou Lacerda Sales.

O secretário de Estado da Saúde considera que este avanço no combate à Covid-19 “é uma luz que se começa a avistar ao fundo do túnel. Não podemos esquecer que até à chegada da vacina, a única vacina de que dispomos é a prevenção, a antecipação e a preparação”.

Na quinta-feira o primeiro-ministro informou que o Governo autorizou a encomenda do primeiro lote de 6,9 milhões de vacinas contra a Covid-19, através de um programa de aquisição conjunta com a União Europeia, num investimento de 20 milhões de euros.

“A União Europeia coordenou a aquisição conjunta. Hoje autorizámos o primeiro lote de 6,9 milhões de vacinas para Portugal. A UE selecionou seis vacinas que estão em desenvolvimento, as seis em que valia a pena investir. Mobilizámos os recursos financeiros para garantir estas vacinas”, realçou António Costa, durante uma visita manhã ao Hospital de Gaia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.