[weglot_switcher]

Governo sem pedidos para “via verde” da imigração

O Público avança esta quinta-feira, 15 de maio, que a bandeira do Governo para a política migratória, o protocolo assinado com as confederações empresariais, apresenta zero resultados. Até ao momento, nem um só visto foi emitido ao abrigo do protocolo.
15 Maio 2025, 10h10

O Governo de Luís Montenegro termina o mandato sem que tenha sido emitido um único visto ao abrigo do protocolo da chamada “via verde” que prometia agilizar a contratação de trabalhadores estrangeiros por grandes empresas, assinado há mês e meio. A notícia é manchete do jornal Público esta quinta-feira.

Segundo o Público que cita o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Direção-Geral dos Assuntos Consulares não recebeu até à data pedidos formais, embora mantenha contatos informais com as signatárias do protocolo.

As cinco confederações patronais – CAP, CIP, CCP, CTP, CPCI e CTP – assinaram a “via verde”, mas apenas a CAP mostra alguns resultados. De acordo com o Público, a Confederação dos Agricultores de Portugal está a acompanhar seis processos envolvendo 150 trabalhadores agrícolas, mas nenhum foi ainda finalizado. As Confederações do Turismo e Comércio dizem ter apenas recebido pedidos de informação.

O protocolo previa a emissão de vistos em 20 dias. A burocracia e o facto de as empresas serem obrigadas a garantir habitação aos trabalhadores são os principais problemas apontados pelos patrões para a ausência de processos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.