[weglot_switcher]

Governo suspende 18 obras na ferrovia no norte e centro

A modernização da Linha do Oeste, entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, só deve arrancar no fim de 2020, sendo esta a data em que as obras deveriam estar concluídas e a ligação estabelecida e em funcionamento.
19 Novembro 2019, 08h31

A Infraestruturas de Portugal (IP) adiou 18 obras do setor ferroviário que estavam contemplados no programa Ferrovia 2020, que tinha sido apresentado em 2016 e que tinha um custo de dois mil milhões de euros, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta terça-feira, 19 de novembro.

Na Linha do Douro, visitada pelo atual primeiro-ministro António Costa em setembro, foi cancelada a eletrificação entre Marco de Canaveses e Régua. A 11 de setembro, ainda em campanha eleitoral, o então primeiro-ministro anunciou que “no final vai arrancar a obra de eletrificação do Marco [de Canaveses] até à Régua”, uma vez que se encontrava no plano de investimentos da ferrovia.

A IP revelou ao JN que o cancelamento da eletrificação se deveu a “dificuldades técnicas evidenciadas pelo consórcio projetista”, que “obrigaram à revogação do contrato”.

Por sua vez, também a Linha do Norte se encontra em suspenso, devendo ter sido concluída em setembro do presente ano. Assim, a IP admite que o concurso vai ser lançado em 2020 e que a obra deverá estar concluída entre 2022 e 2023. Também a eletrificação da Linha do Minho se encontra atrasada, sendo que apenas a sinalização está concluída.

O JN denuncia ainda o atraso da ligação entre Espinho e Gaia, que só deverá estar concluída em 2022, existindo também o plano de renovação da linha entre a Covilhã e a Guarda, que deverá ficar pronta no terceiro trimestre de 2020. Pampilhosa da Serra e Mangualde só deverão ficar ligados em 2023.

A modernização da Linha do Oeste, entre Mira Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, só deve arrancar no fim de 2020, sendo esta a data em que as obras deveriam estar concluídas e a ligação estabelecida e em funcionamento. A eletrificação entre Lagos e Tunes e entre Faro e Vila Real de Santo António só deve estar concluída e a funcionar em 2023.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.