[weglot_switcher]

Governo tem 70 milhões de euros para concursos da medida “Vida Ativa”. Candidaturas estão abertas

A medida Vida Ativa é cofinanciada pelo Portugal 2020, pelo Fundo Social Europeu da União Europeia e pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.
7 Outubro 2020, 13h34

O Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) abriu as candidaturas para os concursos “Vida Ativa para Desempregados” e “Vida Ativa para Desempregados de Longa Duração”, foi esta quarta-feira anunciado. Tratam-se de dois concursos cofinanciados também pelo Portugal 2020 e pelo Fundo Social Europeu da União Europeia, para “melhorar a empregabilidade da população ativa e promover competências a grupos potencialmente vulneráveis”.

A medida “Vida Ativa” tem 70 milhões de euros à disposição para gerir e criar oportunidades de emprego junto da população desempregada, sendo que cabe ao Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) promover todos os procedimentos em parceria com o POISE.

Para o concurso “Vida Ativa para Desempregados” está disponível um orçamento de 20 milhões de euros, para empregar 138 mil desempregados. Este concurso tem como destinatários os desempregados inscritos nos centros do IEFP, com habilitações iguais ou superiores ao ensino secundário.

Já o concurso “Vida Ativa para Desempregados de Longa Duração” conta com cerca de 50 milhões de euros para empregar 294 mil desempregados. Para este concurso, estão habilitados a concorrer os que se “encontram mais afastados do reingresso no mercado de trabalho” e outros com habilitações inferiores ao ensino secundário.

Ambos os concursos estão abertos até ao dia 28 de outubro, devendo todas as candidaturas serem efetuadas através do formulário eletrónico no Balcão do Portugal 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.