O Governo prevê, até 2026, investir 833 milhões de euros em infraestruturas de coesão do território português, segundo a primeira versão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que foi esta quinta-feira entregue à Comissão Europeia.
“Os instrumentos de planeamento de referência a nível nacional, como o Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território (PNPOT), reconhecem uma tendência de desertificação dos territórios do interior e concentração populacional em torno das áreas metropolitanas e no litoral, dando origem a assimetrias regionais e a um modelo de desenvolvimento territorial desequilibrado”, começa por explicar o Executivo.
Logo, o PRR destina uma fatia das subvenções de Bruxelas à rede rodoviária (estradas e autoestradas), prevendo investir 109 milhões de euros para o aumento capacidade rede viária “estruturante”, 300 milhões de euros para a rede ALE interior, 110 milhões de euros para as ligações transfronteiriças, 254 milhões de euros para os chamados “missing links” – ligações/linhas de comunicação em falta – 60 milhões de euros para apoiar os circuitos logísticos da Rede Viária Regional dos Açores. O PRR estabelece os seguintes objetivos para as infraestruturas nacionais:
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