Os maiores bancos europeus apresentam os seus resultados referentes ao segundo trimestre esta semana. Os investidores vão estar atentos às contas para tentar perceber se ainda se mantém o efeito da subida das taxas de juro na margem financeira das instituições financeiras, numa altura em que o Banco Central Europeu (BCE) já inverteu a política monetária.
O Sabadell, que foi alvo de uma OPA hostil pelo rival BBVA, apresenta os resultados na terça-feira, com as contas em foco numa altura em que o banco tenta convencer os acionistas de que está melhor sozinho, escreve a “Reuters” esta segunda-feira.
Já na quarta-feira, o espanhol Santander e o francês BNP Paribas, os dois maiores bancos da zona euro em valor de mercado, divulgam os seus números, em conjunto com o alemão Deutsche Bank e o italiano UniCredit, escreve a “Reuters” esta segunda-feira.
Na quinta-feira será a vez do britânico Lloyds Banking Group, com o Barclays e o HSBC a divulgarem os resultados apenas na próxima semana.
Outras instituições financeiras europeias já começaram a apresentar as suas contas. Foi o caso do Bankinter que apresentou na semana passada um aumento dos lucros de 13,3% para 473,5 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2024. A atividade em Portugal contribuiu com 102 milhões de euros para este resultado.
“A nossa previsão é de que a rentabilidade vai manter-se bastante sólida”, afirma Elena Iparraguirre, que acompanha os bancos europeus na S&P, à “Reuters”, com a atenção virada para a redução da margem financeira e como evolui “trimestre após trimestre” para se ter uma melhor perspetiva de como será o desempenho dos bancos em 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com