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GrandOptical vai ter nova loja em Lisboa

A comemorar 20 anos de atividade em Portugal, empresa espelha a importância do país na estratégia de crescimento do grupo.
16 Novembro 2017, 07h05

A chegada da GrandOptical ao mercado português remonta a 1997, altura em que uma dupla de jovens empreendedores franceses decide abrir uma loja no Centro Comercial Colombo, em Lisboa. Detentores de um plano ambicioso, Daniel Abittan e Michael Likierman abrem em 2002 a loja do Fórum Almada e, dois anos depois, no CascaiShopping. Em 2008, no MarShopping em Matosinhos, no NorteShopping em 2014, seguida da abertura em 2015 do Palácio do Gelo, em Viseu.

Com a celebração dos 20 anos de atividade da GrandOptical no nosso país como pano de fundo, Rui Borges, CEO do Grupo GrandVision em Portugal, avança ao Jornal Económico que, no decorrer do próximo ano vão abrir mais uma loja. Desta vez, será uma loja de rua, no coração de Lisboa, através da qual serão criados, no mínimo, oito postos de trabalho. “A principal novidade que temos para o mercado nacional é a de uma loja de grande dimensão. Apesar do imobiliário estar a preços muito elevados, o que é bom para o país, de facto, mas é muito complicado para quem quer investir, o que faz sentido é apostar na zona central de Lisboa. Já temos o espaço e vamos avançar”.

O Grupo GrandVision, líder global no setor da ótica presente em mais de 40 países espalhados por toda a Europa, América Latina, Médio Oriente e Ásia, tem mais de 6500 lojas e oferta online, por onde passam mais de 150 milhões de clientes anualmente. Em Portugal, o Grupo tem três marcas: a GrandOptical, a MultiÓpticas (flagship) e a Solaris, e em 2014, realizou um significativo investimento com uma unidade fabril sediada em Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Com uma importante componente tecnológica e de inovação, esta unidade permite uma atividade industrial de produção de óculos graduados com destino ao abastecimento no mercado português (20%) e à exportação para os vários países onde a GrandVision está presente (80%), com curtos prazos de entrega e envios diários. Esta unidade industrial é operada por uma nova empresa – a GrandVision Retail Tech Center Portugal, que envolveu um investimento de cerca de 7,3 milhões de euros, em duas fases distintas, criando mais de 90 postos de trabalho em Portugal.

Sobre o desempenho destes dois investimentos, em Portugal, Rui Borges assegura que “tem sido excelente”. Segundo o responsável, atualmente, o valor do investimento já ultrapassou os 10 milhões de euros e ainda estão numa fase de expansão. Sobre a fábrica, explica ainda que produz uma parte dos produtos da GrandOptical, mas também da MultiÓpticas, sendo que o foco é o mercado externo, tendo já conquistado mercados como a Espanha, França, Itália, Dinamarca e Suécia. Contam neste momento com 100 colaboradores, 15 contratados este ano, mas com a produção a bom ritmo, garante que também este número vai aumentar e já em 2018.

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