[weglot_switcher]

Green deal: Ursula von der Leyen promete um bilião de euros para combater alterações climáticas

Os eurodeputados vão hoje votar o nome da política alemã para presidente da Comissão Europeia.
16 Julho 2019, 10h22

Ursula von der Leyen promete um investimento avultado em políticas ambientais com o objetivo de combater as alterações climáticas na União Europeia.

A candidata a presidente da Comissão Europeia defende a criança de um “green deal” (acordo para o ambiente), inspirando-se no “new deal”, o programa público de desenvolvimento económico implementado pelo presidente norte-americano Franklin Roosevelt na década de 30 durante a Grande Depressão.

“Para podermos ter um impacto real não só temos de ser ambiciosos na Europa, isso é verdade, mas o mundo também tem de agir em conjunto. Para que isso possa acontecer vou apresentar um “Green Deal” para a Europa, já nos primeiros 100 dias das minhas funções”, disse Ursula von der Leyen durante o seu discurso no Parlamento Europeu esta manhã.

A política da

A política alemã apontou que para cumprir a legislação europeia para o clima vai ser necessário um “grande investimento”, mas que as “verbas públicas não serão suficientes”. Desta forma, defendeu que parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) dedique a sua operação ao combate às alterações climáticas.

“Irei propor um plano de investimento europeu sustentável, para libertar um bilião de investimento já na próxima década”, prometeu a candidata, apelando a um contributo alargado por parte dos setores económicos: “Todos nós teremos de contribuir, da aviação ao transporte marítimo”.

Durante o seu discurso no Parlamento Europeu, Ursula von der Leyen também prometeu taxar as emissões poluentes para evitar que as empresas mudem de países para evitar o pagamento da sua poluição.

“As emissões têm de ter um preço que se consiga a mudança do nosso comportamento. Irei criar uma taxa de carbono de fronteira para evitar a fuga de carbono”, defendeu a alemã.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/parlamento-europeu-escolhe-entre-ursula-e-a-crise-politica-467997

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.