[weglot_switcher]

Greenvolt anuncia conclusão da ligação da Central Solar de Tábua à rede elétrica nacional

O “primeiro projeto solar de grandes dimensões” do grupo em Portugal é composto por aproximadamente 90 mil painéis solares e “permitirá suprir as necessidades energéticas de cerca de 60 mil famílias anualmente”, refere a empresa em comunicado emitido esta manhã.
22 Agosto 2023, 10h33

A Greenvolt anunciou esta manhã que deu por concluída a ligação da Central Solar de Tábua à rede elétrica nacional, cujo investimento ascendeu a cerca de 40 milhões de euros. Este é o primeiro projeto solar de grandes dimensões do grupo em Portugal.

Em comunicado, a empresa liderada por João Manso Neto refere que a central fotovoltaica é composta por aproximadamente 90 mil painéis solares e “permitirá suprir as necessidades energéticas de cerca de 60 mil famílias anualmente”.

Greenvolt investe 30 milhões em 90 mil painéis solares em Tábua

O Centro Solar de Tábua, localizado na freguesia de São João da Boa Vista, distrito de Coimbra, ocupa uma área de aproximadamente 90 hectares, permitiu a criação de mais de uma centenas de postos de trabalho diretos e indiretos naquela região.

João Manso Neto, citado no mesmo comunicado, refere que o grupo leva “às famílias e empresas todos os benefícios das energias renováveis” com o início do funcionamento do parque, que tem uma capacidade instalada de 48MWp, enquanto dá o seu “contributo para o esforço de descarbonização do país”.

De acordo com o gestor, os “60 GWh [de energia renovável] evitarão a emissão de aproximadamente 13.200 toneladas de CO2/ano” em Portugal.

A empresa acrescenta que a “energia verde gerada pelos painéis solares fotovoltaicos está a ser injetada na rede elétrica nacional através de uma linha de distribuição a uma tensão de 60 kV ligada à subestação de Tábua”, o que permite dar resposta ao abastecimento das casas de dezenas de milhares de famílias naquela zona.

Segundo o CEO da energética, a concretização do Centro Solar de Tábua “demonstra a capacidade de entrega do Grupo Greenvolt, reforçando para mais de 200 MW a capacidade já em produção nos vários mercados” em que se faz representar.

“E há ainda muito mais capacidade em pipeline”, continuou, destacando o reforço da capacidade instalada do grupo em projetos de energia solar e eólica de larga escala.

O investimento inicialmente estimado em 30 milhões de euros na compra, instalação e ligação de cerca de 90 mil painéis solares na freguesia de São João da Boavista, em Tábua, foi tornado público em julho do ano passado.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.