[weglot_switcher]

Greenvolt instala 4.600 painéis solares no Algatec Eco Business Park na Póvoa de Santa Iria

O Algatec é um projeto copromovido pela A4F, pela Green Aqua e pela HyChem, e estes painéis solares, vão diminuir ainda mais “o seu impacto ambiental, e dos projetos ali instalados, estando estimado que se evite a emissão de 1.617 toneladas de CO2 por ano”.
18 Julho 2023, 14h00

O Grupo Greenvolt anunciou uma nova Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) no Algatec Eco Business Park, na Póvoa de Santa Iria (Vila Franca de Xira). Através da Greenvolt Next Portugal, instalou mais de 4.600 painéis solares fotovoltaicos naquele parque empresarial, que acolhe projetos inovadores na área das biotecnologias.

A Greenvolt Next Portugal associou-se à Hychem para a instalação desta Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC).

“Instalação já concluída de 4.600 painéis solares fotovoltaicos, tem uma capacidade total de 2 MW” . A Greenvolt diz que “prossegue a estratégia de crescimento na Geração Distribuída de energia renovável com esta UPAC na maior plataforma de produção de microalgas da Europa. A produção anual é de 3.372 MWh (megawatts por hora) permitirá reduzir ainda mais as emissões de CO2 do site industrial da Póvoa de Santa Iria.

Esta UPAC, já totalmente implementada, tem uma capacidade de produção de energia de cerca de 2 MW (2.070 kWp), permitindo a geração de 3.372 MWh anuais a partir da irradiação solar.

“A energia gerada permitirá à Hychem a redução de consumo energético da rede, assim como, reforçar o seu compromisso ambiental, bem como de todos os projetos em desenvolvimento nesta plataforma industrial, onde se inclui, além da produção de Clorato e Hidrogénio, a produção de microalgas naquela que é a maior unidade de produção de microalgas da Europa, num processo de economia circular”, lê-se no comunicado.

“Com este projeto, a Greenvolt Next Portugal conseguiu dar resposta a uma necessidade do site industrial da Póvoa de Santa Iria a de proporcionar o acesso a energia renovável aos projetos inovadores desenvolvidos nesta localização, nomeadamente à plataforma de produção de microalgas, mas também a um consumidor eletrointensivo como a Hychem”, refere Pedro Lavareda de Carvalho, managing partner da Greenvolt Next Portugal. “É um passo importante para o nosso cliente, mas também para nós, pelo reconhecimento da nossa capacidade de desenvolvimento e entrega de soluções amigas do ambiente”, acrescenta no comunicado.

O Algatec é um projeto copromovido pela A4F, pela Green Aqua e pela HyChem, e estes painéis solares, vão diminuir ainda mais “o seu impacto ambiental, e dos projetos ali instalados, estando estimado que se evite a emissão de 1.617 toneladas de CO2 por ano”.

“Com este investimento, reduzimos a dependência energética e descarbonizamos a atividade do nosso grupo de empresas e projetos aqui associados, que aliam a inovação à sustentabilidade”, salienta Manuel Gil Antunes, Administrador-Delegado da Hychem.

O conceito Algatec nasce da reconversão de uma área de 14 hectares de reservas de salmoura desativadas, pertencentes à Hychem (antiga Solvay Portugal) para a produção de microalgas, preservando o ecossistema e tirando partido de infraestruturas industriais da Hychem.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.