A Greenvolt Power anunciou hoje que vai investir mais na capacidade de geração de energia renovável na Polónia, através da implementação de uma solução híbrida pioneira neste mercado.
A empresa que pertence ao grupo Greenvolt, especializada em projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala em vários mercados, vai unir “três tecnologias num mesmo ponto de acesso à rede, adicionando à energia eólica a energia obtida via a irradiação solar complementada pela implementação de um sistema de baterias”, refere o grupo num comunicado enviado hoje à comunicação social.
Segundo a mesma nota, o parque eólico de Sompolno, que ainda está em construção e localiza-se no centro-oeste da Polónia, terá uma capacidade para injetar até 27,5 MW na rede elétrica polaca, com a Greenvolt Power a juntar a este mesmo ponto de acesso a capacidade instalada de 10 MW de energia adicional gerada através de um sistema solar fotovoltaico que se complementarão para entregar ainda mais energia com a máxima eficiência.
“Com esta solução híbrida inovadora na Polónia, a Greenvolt Power será capaz de fazer uma otimização da sua capacidade de geração de energia a partir de fontes renováveis. Com recurso a um sistemas de reserva rápida do tipo BESS com uma capacidade até 12 MW será possível armazenar a energia gerada nos períodos de pico e injetá-la na rede de forma eficiente durante os períodos de menor geração de energia renovável”, refere o grupo na mesma nota.
“Complementamos a capacidade já assegurada de energia eólica com a produção adicional de energia solar fotovoltaica numa solução híbrida inovadora que conta ainda com a mais-valia das baterias que nos permitem armazenar toda a energia além da capacidade de exportação contratada para este ponto de acesso à rede em específico”, sublinha João Manso Neto.
Segundo João Manso Neto, “esta complementaridade é fundamental para que nem um MW desta energia seja perdido, permitindo-nos apresentar um perfil de geração de energia valorizado por potenciais compradores”.
O país do leste europeu é um dos principais mercados para o grupo energético “no desenvolvimento da sua estratégia de promoção, desenvolvimento e construção de projetos eólicos e solares de larga escala. Atualmente, do pipeline de 6,9 GW – 2,9 GW em estado avançado de desenvolvimento até ao final do ano – 3,4 GW são neste mercado, distribuídos entre eólico (672 MW), solar (1.276 MW) e baterias de armazenamento de energia renovável (1.415 MW)”.
“A par da promoção de projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala em vários mercados europeus e no americano, o Grupo Greenvolt está também presente no segmento estratégico da geração distribuída, atuando no segmento empresarial e no residencial em seis geografias. Na produção de energia a partir de biomassa, através de resíduos florestais e resíduos lenhosos urbanos, está presente em Portugal e no Reino Unido”, acrescenta o grupo em comunicado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com