[weglot_switcher]

Greenvolt vende dois parques à polaca Energa Wytwarzanie por 107 milhões de euros

Do acordo celebrado com a Energa fazem parte os projetos de Opalenica, que consiste em três parques solares com uma capacidade de 22 MW, e de Sompolno. “A alienação de 58,6 MW de capacidade eólica e solar está alinhada com a rotação de ativos definida no plano estratégico”, refere a Greenvolt.
24 Julho 2023, 16h53

A Greenvolt Power, empresa do Grupo Greenvolt especializada em projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala, chegou a acordo com a Energa Wytwarzanie (uma das maiores empresas do sector energético da Polónia, com mais de 45 barragens hidroelétricas, 6 parques eólicos e 6 parques solares no país) para lhe vender dois ativos na Polónia por um valor global de 107 milhões de euros.

Do acordo celebrado com a Energa fazem parte os projetos de Opalenica, que consiste em três parques solares com uma capacidade de 22 MW, e de Sompolno. “A alienação de 58,6 MW de capacidade eólica e solar está alinhada com a rotação de ativos definida no plano estratégico”, refere a Greenvolt.

“O projeto de Sompolno destaca-se por apresentar uma solução híbrida pioneira na Polónia, com uma capacidade instalada de 26 MW eólicos e 10 MW solares, permitindo a injeção na rede de energia eólica e solar que se complementam para entregar ainda mais energia com a máxima eficiência”, acrescenta o comunicado.

A empresa liderada por João Manso Neto refere que a capacidade instalada global ascenderá a 58,6 MW, permitindo gerar 111 GWh de energia renovável por ano após a entrada em exploração.

“A transação será concluída assim que seja alcançado o Commercial Operation Date (COD) do primeiro parque, neste caso o de Sompolno que deverá chegar a COD em dezembro de 2023, enquanto o parque de Opalenica entrará em exploração em junho de 2024”, lê-se no comunicado.

“Estes dois projetos, agora em fase final de construção, são um excelente exemplo da capacidade do Grupo Greenvolt em desenvolver projetos de energias renováveis de elevada qualidade, com soluções inovadoras que maximizam a capacidade de produção, o que é valorizado pelos compradores, neste caso, a Energa”, refere João Manso Neto.

“Assistimos a um crescente apetite pelos projetos de energias renováveis que desenvolvemos”, acrescenta o CEO do Grupo Greenvolt, salientando que o objetivo é o de alienar pelo menos 200 MW em ativos eólicos e solares até ao final deste ano, como definido no plano estratégico apresentado aos investidores.

A Polónia é um dos principais mercados para o Grupo Greenvolt no desenvolvimento da sua estratégia de promoção, desenvolvimento e construção de projetos eólicos e solares de larga escala. Atualmente, do pipeline de 6,9 GW – 2,9 GW em estado avançado de desenvolvimento até ao final do ano -, 3,4 GW são na Polónia.

“A par da promoção de projetos eólicos e solares fotovoltaicos de larga escala em vários mercados europeus e no americano, o Grupo Greenvolt está também presente no segmento estratégico da geração distribuída, atuando no segmento empresarial e no residencial em seis geografias. Na produção de energia a partir de biomassa residual, está presente em Portugal e no Reino Unido”, lê-se na nota.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.