A Greenvolt Power, empresa do Grupo Greenvolt especializada no desenvolvimento de projetos de energia eólica, solar e de armazenamento de energia em larga escala na Europa, concluiu um acordo para a venda de um projeto de sistema de armazenamento de energia em baterias (BESS) em Kozienice, Polónia. O comprador é a DRI, a unidade de energias renováveis europeia da DTEK, a maior empresa privada de energia da Ucrânia.
O valor da venda não foi revelado.
O projeto, com uma capacidade de 112 MW/448 MWh, encontra-se na fase Ready-to-Build (RTB), tendo já assegurado todas as aprovações administrativas, licenças e acordos de ligação à rede, necessárias para o início de construção, revela a empresa liderada por João Manso Neto.
Esta transação reflete a abordagem da empresa de rodar cerca de 70–80% dos ativos desenvolvidos, mantendo 20%–30% no balanço — tendo já transacionado mais 500 milhões de euros em ativos este ano e está alinhada com a estratégia de rotação de ativos do Grupo Greenvolt.
“A Greenvolt é um dos maiores players em soluções de armazenamento em baterias na Europa, uma tecnologia que constitui um pilar fundamental da transição energética. Este acordo está totalmente alinhado com o nosso objetivo de desenvolver projetos utility-scale, nomeadamente baterias, capazes de gerar um forte interesse do mercado, como se comprova com esta transação” segundo João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.
“Com a assinatura deste acordo, estamos a consolidar a nossa posição no mercado energético polaco e, de forma mais ampla, na transição energética da Europa. Ao adicionar um segundo projeto de armazenamento em baterias ao nosso portefólio, a aquisição do BESS de Kozienice aumentará a nossa capacidade total de armazenamento disponível para a rede polaca para 245 MW”.
“Esta tecnologia terá um papel vital na transição da Europa para um sistema baseado em renováveis, reforçando a estabilidade da rede e reduzindo o risco de falhas durante períodos de maior pressão. Os sistemas de armazenamento em baterias estarão no coração da rede elétrica do futuro”, afirmou Murat Cinar, CEO da DRI.
“Projetos como o BESS Kozienice respondem diretamente aos desafios do mercado e às crescentes necessidades do sistema elétrico, ao reforçar a segurança, estabilidade e flexibilidade da rede. Temos também orgulho no facto de as nossas atividades apoiarem a transição energética da Polónia, bem como da mais ampla região da Europa Central e de Leste” afirmou Radek Nowak, CEO da Greenvolt Power.
O desenvolvimento da tecnologia BESS permite a integração de uma quota crescente de energias renováveis na rede, reforçando os alicerces da futura segurança energética e, por essa razão, tem-se assistido a uma tendência de crescimento dos investimentos em soluções de armazenamento em baterias, em particular na Europa.
A Greenvolt é um dos principais promotores de projetos de energia eólica, solar e de armazenamento em larga escala na Europa, através da Greenvolt Power, empresa que detém um portefólio total de 13,2 GW em 18 países, dos quais mais de 4,3 GW em projetos BESS em o geografias.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com