Greta: Antes de Madrid, a ativista fica mais uns dias na “bonita Lisboa”

Foram 21 dias em alto mar, a atravessar um Oceano Atlântico com alguma turbulência. Agora, apesar de tudo indicar que a partida acontecia ainda hoje, Greta Thunberg revelou que a estadia em Lisboa estende-se por mais de oito horas.

Greta Thunberg | Cristina Bernardo

A ativista sueca Greta Thunberg revelou que afinal fica alguns dias em Lisboa para descansar da viagem de 21 dias, que teve origem nos Estados Unidos. Tudo apontava que a jovem de 16 anos rumava esta noite para Madrid, no comboio das 21h25, com partida de Santa Apolónia.

Toda a tripulação da ‘La Vagabonde’ decidiu ficar mais uns dias e aproveitar a capital portuguesa para descansar, depois de terem sido recebidos pelo sol. “Agora vou ficar em Lisboa alguns dias”, sustentou a ativista no seu discurso, após pisar terra firme ao fim de três semanas em alto mar.

Ainda assim, assume que vai participar na Cimeira em Madrid e também na greve climática estudantil que pretende ocupar a capital espanhola na próxima sexta-feira, quando ainda decorre a COP25. Posterior a Madrid, Greta Thunberg vai voltar a casa para passar o Natal em família. “E depois de Madrid, vou para casa, para o Natal”, afirmou a jovem a todos os que encheram a Doca de Santo Amaro, em Alcântara, para a receber.

Sobre a participação em Madrid, mais especificamente na COP25, a jovem, cansada da viagem, assumiu que se vai esforçar para falar a todos os líderes políticos para que estes entendam a emergência climática que está a acontecer. Assim, a jovem quer ainda que os políticos a oiçam, enquanto ativista, mas que oiçam também os jovens que se manifestam em prol do ambiente. “Que nos oiçam a nós também, mas que oiçam os cientistas, porque nós não temos o conhecimento científico, não somos nós que devemos apresentar planos”, sustentou.

Relacionadas

Greta Thunberg já chegou a Lisboa: “Não vou parar. Nenhum país do mundo está a fazer o suficiente”

De Lisboa, a jovem ativista vai para Madrid para participar na cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, onde o mundo vai se reunir para debater as alterações climáticas.

Marcelo elogia Greta Thunberg mas recusa “tirar proveito” da sua passagem por Portugal

“A política não é isso. A política é verdadeiramente lutar pelas causas, e não tirar proveito pessoal das causas”, acrescentou o Presidente da República.

“É importante amplificar a voz da Greta no combate às alterações climáticas”, afirma líder do PAN

Os partidos que integram a Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território estão presentes na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, para receber a jovem Greta Thunberg em Lisboa.

Jovens ativistas portugueses recebem Greta Thunberg: “Não existe plano B”

Enquanto espera pela embarcação ‘La Vagabonde’, os ativistas portugueses apelam ao boicote da utilização dos aviões devido às elevada quantidade de emissões de dióxido de carbono.

Greta chega hoje a Lisboa. Conheça as polémicas da jovem ativista

Lisboa e Nova Iorque estão separadas por 21 dias, à velocidade de cruzeiro do ‘La Vagabonde’, onde a jovem ativista de 16 anos se encontra. Greta Thunberg chega esta terça-feira a Lisboa.

Miguel Sousa Tavares: “Greta Thunberg é a Joacine Katar Moreira da Escandinávia”

O comentador comparou a ativista à deputada portuguesa a quem já acusou de ter “mais pose do que substância”. Miguel Sousa Tavares também deixou críticas aos jovens por se manifestarem pelo ambiente e depois irem a “correr para comprar gadgets no Black Friday”.

Para chegar a Madrid, Greta vai ter de apanhar comboio a gasóleo

Apesar de a maioria do percurso entre as duas capitais ibéricas estar eletrificado, existe ainda um troço de 100 quilómetros que vai ter de ser feito com uma locomotiva a gasóleo.
Recomendadas

Presidente chinês presente no 20.º aniversário da transferência da administração de Macau

Xi Jinping “inspecionará” também o território outrora administrado por Portugal, hoje uma região semiautónoma chinesa e capital mundial do jogo, escreveu a Xinhua, sem avançar com mais detalhes.

“É uma farsa, uma fraude”. Trump disponível para se defender de ‘impeachment’

“Farei o que quero. Reparem, não fiz nada de errado, então farei isso, demore muito ou pouco”, disse Trump, numa conferência de imprensa, respondendo sobre se preferia um julgamento político de curta duração ou de longa duração.

O que marcou 2019? Vote nas personalidades e acontecimentos do ano

A redação do Jornal Económico analisou e destacou em cinco categorias diferentes, os acontecimentos e os protagonistas mais relevantes do ano 2019. Até ao próximo dia 22 de dezembro, é a sua vez de dar voz à notícia do ano.
Comentários