[weglot_switcher]

Greta: Antes de Madrid, a ativista fica mais uns dias na “bonita Lisboa”

Foram 21 dias em alto mar, a atravessar um Oceano Atlântico com alguma turbulência. Agora, apesar de tudo indicar que a partida acontecia ainda hoje, Greta Thunberg revelou que a estadia em Lisboa estende-se por mais de oito horas.
  • Greta Thunberg
3 Dezembro 2019, 17h03

A ativista sueca Greta Thunberg revelou que afinal fica alguns dias em Lisboa para descansar da viagem de 21 dias, que teve origem nos Estados Unidos. Tudo apontava que a jovem de 16 anos rumava esta noite para Madrid, no comboio das 21h25, com partida de Santa Apolónia.

Toda a tripulação da ‘La Vagabonde’ decidiu ficar mais uns dias e aproveitar a capital portuguesa para descansar, depois de terem sido recebidos pelo sol. “Agora vou ficar em Lisboa alguns dias”, sustentou a ativista no seu discurso, após pisar terra firme ao fim de três semanas em alto mar.

Ainda assim, assume que vai participar na Cimeira em Madrid e também na greve climática estudantil que pretende ocupar a capital espanhola na próxima sexta-feira, quando ainda decorre a COP25. Posterior a Madrid, Greta Thunberg vai voltar a casa para passar o Natal em família. “E depois de Madrid, vou para casa, para o Natal”, afirmou a jovem a todos os que encheram a Doca de Santo Amaro, em Alcântara, para a receber.

Sobre a participação em Madrid, mais especificamente na COP25, a jovem, cansada da viagem, assumiu que se vai esforçar para falar a todos os líderes políticos para que estes entendam a emergência climática que está a acontecer. Assim, a jovem quer ainda que os políticos a oiçam, enquanto ativista, mas que oiçam também os jovens que se manifestam em prol do ambiente. “Que nos oiçam a nós também, mas que oiçam os cientistas, porque nós não temos o conhecimento científico, não somos nós que devemos apresentar planos”, sustentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.