[weglot_switcher]

Greta Thunberg já chegou a Lisboa: “Não vou parar. Nenhum país do mundo está a fazer o suficiente”

De Lisboa, a jovem ativista vai para Madrid para participar na cimeira do clima COP 25, organizada pelas Nações Unidas, onde o mundo vai se reunir para debater as alterações climáticas.
  • REUTERS/Vincent Kessler
3 Dezembro 2019, 12h50

A ativista ambiental sueca já atracou na Doca de Santo Amaro, em Alcântara. Greta Thunberg faz agora uma pausa, após 21 dias em mar aberto, no Oceano Atlântico, com a chegada a Lisboa.

“Não vou parar. Nenhum país do mundo está a fazer o suficiente. Vou continuar a fazer tudo para que dêem prioridade” ao combate às alterações climáticas, disse Greta Thunberg em declarações aos jornalistas esta terça-feira.

“Vamos manter a luta na COP 25. As vozes do povo estão a ser ouvidas, especialmente as vozes do hemisfério sul estão a ser ouvidas”, afirmou, entre aplausos dos ativistas presentes.

“Temos de fazer tudo juntos para melhorar as futuras condições de vida para todos, para os nossos filhos e os nossos netos e todos os seres deste planeta. Todos têm de fazer o que podem para garantir que estão do lado certo da história. Para conseguirmos a mudança, precisamos de todos a lutar pelo futuro”, declarou.

Foi com duas horas de atrasado que a jovem, o pai e quem a acompanha no ‘La Vagabonde’ atracaram em Alcântara. Condições atmosféricas difíceis, como os ventos fortes que se têm sentido no local, impossibilitaram a chegada atempada da jovem Thunberg.

Após a organização anunciar que ‘La Vagabonde’ já tinha passado Algés, e que estava a 20 minutos de distância, o silêncio começou a reinar e os aplausos chegaram ao mesmo tempo que Greta.

Fora da embarcação, para receber quem a esperou durante a manhã desta terça-feira, os viajantes acenam para quem os está a receber e aplaudir. Sabe-se que às 21h25, a jovem e o pai, que a tem acompanhado na jornada, vão partir de Santa Apolónia em direção a Madrid, numa viagem de comboio que deverá demorar pouco mais que 10 horas. Greta Thunberg vai para a capital espanhola de barco por ser a hipótese mais sustentável, uma vez que a jovem sueca é contra as viagens de avião devido às emissões excessivas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.