[weglot_switcher]

Greve dos enfermeiros: Doentes com cancro suspendem tratamentos e ficam sem cirurgias

A segunda “greve cirúrgica” dos enfermeiros vai prolongar-se até 28 de fevereiro e é hoje alargada a mais três centros hospitalares: Coimbra, Lisboa Norte e Setúbal.
  • Miguel A. Lopes / Lusa
8 Fevereiro 2019, 08h20

A greve dos enfermeiros está a provocar a suspensão de tratamentos para doentes com cancro e o cancelamento de cirurgias em todo o país. Esta situação é revelada esta sexta-feira pelo Jornal de Notícias, que avança para várias situações em que a greve de enfermeiros não cumpre os serviços mínimos.

No Centro Hospitalar Universitário do Porto, o diretor clínico José Barros denunciou este semana que apenas cinco dos 26 doentes “prioritários” foram operados. Destes 26, quatro eram doentes oncológicos.

Já no Centro Hospitalar Tondela Viseu, na terça e quarta-feira não foram operados vários doentes, apesar de estarem abrangidos pelo regime de serviços mínimos.

No Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, ficaram 38 cirurgias por fazer esta semana, que cumpriam os critérios para “serviços mínimos”.

O presidente da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos António Araújo denunciou também que doentes oncológicos nos hospitais do São João, Santo António e Gaia não estavam a ser operados.

A segunda greve dos enfermeiros às cirurgias hospitalares deverá prolongar-se até 28 de fevereiro e é hoje alargada a mais três centros hospitalares: Coimbra, Lisboa Norte e Setúbal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.