Neste contexto tão específico, todas as medidas que o Grupo Ageas Portugal tomou foram no sentido da prudência e proteção reforçadas. O plano de contingência, implementado no primeiro momento, tem como objetivo salvaguardar o bem-estar dos Colaboradores e garantir a manutenção dos serviços junto dos Parceiros e Clientes. Seguiu as melhores práticas ditadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Direção Geral de Saúde (DGS), para que, na medida do possível, fossem minimizados os impactos nos níveis de serviço e de resposta.
Desde o primeiro momento, procuraram partilhar com os cerca de 1.300 Colaboradores o Plano de Contingência do Grupo Ageas Portugal e tudo o que estava a ser feito pela sua saúde e bem-estar. Atualmente todas as equipas do Grupo Ageas Portugal estão a funcionar em trabalho remoto, sempre disponíveis e em funcionamento pleno, para dar resposta às necessidades, solicitações e sugestões dos Clientes e Parceiros. O primeiro exemplo veio da Seguro Directo, que adotou medidas de mitigação de risco de propagação da COVID-19 e implementou um modelo de trabalho remoto a 100%. Seguiram o exemplo os restantes contact centers do Grupo Ageas Portugal (Ageas Seguros, Médis e Ocidental).
Numa altura em que todos os Colaboradores do Grupo Ageas Portugal estão a trabalhar a partir da casa, o Grupo quis dar espaço à imaginação e contagiar com boa energia a partilha de momentos felizes com aqueles que mais que gostamos. E uma mensagem de esperança, para levar sorrisos aos nossos Clientes, Fornecedores, Parceiros e Sociedade em geral.
Conscientes do papel central que a informação séria, qualificada e transmitida de forma responsável assume na vida de todos neste momento em particular, o Grupo Ageas Portugal criou equipas totalmente dedicadas e a acompanhar em permanência os desenvolvimentos da propagação da COVID-19. A preparação, o acompanhamento do evoluir da situação, e a capacidade de resposta atempada são fundamentais para que nos possamos proteger e mitigar os efeitos desta adversidade. Por isto, têm sido esclarecidos todos os Clientes da Ageas Seguros, Ageas Pensões, Médis, Ocidental e Seguro Directo, sobre as coberturas e canais alternativos durante esta pandemia, bem como promover uma comunicação clara das medidas preventivas. Para garantir o contacto e proximidade permanentes com os Clientes, foi reforçada uma diversidade de canais e serviços digitais, bem como as equipas de atendimento por telefone.
As marcas do Grupo procuraram, sempre que possível, adaptar as soluções disponíveis para cada Cliente. No caso da Médis, com um papel responsável e ativo no sistema de saúde português, implementou várias medidas para responder à realidade quer da doença quer do isolamento social. Lançou o serviço Médico Online, disponível na app Médis permitindo o acesso a consultas 24h/dia sem sair de casa. Contratou uma rede de prestadores para a comparticipação direta do exame de diagnóstico do COVID-19, mediante prescrição médica e sem qualquer custo a cargo do Cliente com cobertura de ambulatório. Reforçou os recursos da Linha Médis, disponível 24h/7dias, para garantir o apoio e o esclarecimento sobre os cuidados a ter; e ainda, disponibilização de um serviço de entrega de medicamentos ao domicílio sem custos. Mas a Médis adaptou a oferta especificamente para o público sénior, e que neste momento pode estar mais desprotegido e vulnerável. A população com mais de 65 anos está, mais limitada nos acessos a cuidados de saúde primários e coisas tão simples como uma renovação de prescrições médicas em doenças crónicas estão mais limitadas afetando a qualidade de saúde dos portugueses. Por isso a Médis melhorou o seu produto Vintage, que pretende ajudar esta população com mais idade, e que procura chegar a um profissional de saúde de referência de forma remota.
A Ageas Seguros e a Ocidental procuraram adequar as suas soluções e capacidade de resposta, com impacto nos procedimentos de trabalho e na disponibilização de suportes para a continuidade da atividade. São exemplo as medidas que adotámos face a este contexto: A abrangência pelo seguro de Acidentes de Trabalho, em situações de trabalho remoto, ou das entregas ao domicílio por parte dos Clientes do setor da Restauração, caso um imprevisto aconteça durante o exercício da atividade. Face aos grandes desafios que as empresas em geral estão a viver com o abrandamento da economia e pela dificuldade em escoar os seus stocks, aumentámos o capital seguro em 20%, no máximo de 250.000€ para efeitos de proteção dos stocks, de forma automática e sem necessidade de pedido por parte dos Clientes.
A Ageas Seguros trabalha em parceria com várias Ordens Profissionais, de modo a poder dar as melhores respostas aos sectores de atividade em causa. É o caso da parceria com a Ordem dos Médicos, que tem um objetivo comum: gerir, antecipar e proteger os Médicos contra riscos e imprevistos, para que possam viver o presente e o futuro com a máxima segurança e serenidade. Desta forma, foi tomada, desde logo, a decisão de não aplicar a franquia de 30 dias na cobertura de Incapacidade Temporária para o Trabalho, do Seguro de Vida no caso de contração do COVID-19 em âmbito profissional, para Médicos, Enfermeiros, Farmacêuticos e Médicos Dentistas, bem como a inclusão no seguro de vida da proteção em caso de isolamento profilático determinado a título individual pela Autoridade de Saúde competente.
No âmbito do Seguro de Acidentes Pessoais Escolar, e decorrente do encerramento dos estabelecimentos de ensino, a Ageas Seguros passou a incluir as atividades letivas em casa, em período e horário escolar.
O Grupo Ageas Portugal associa-se ao movimento Portugal #EntraEmCena, numa colaboração inédita entre artistas, marcas, empresas públicas e privadas, para um esforço colaborativo de salvaguardar a cultura e os seus intervenientes numa altura crítica para o setor, impactada pelo novo Coronavírus.
A Fundação Ageas, ciente do seu papel na Sociedade, procurou desde o primeiro momento promover uma série de iniciativas e parcerias, de forma a apoiar os que mais necessitam, designadamente junto de pessoas idosas, pessoas sem-abrigo, entre outras.
A emergência social contra a fome e isolamento dos mais vulneráveis está a crescer exponencialmente. Por isso, foi criado um plano onde desenvolvemos uma série de atividades, que passam pelo apoio financeiro/bens e pelo apoio humano:
Porque viver em segurança é cada vez mais essencial, o Grupo Ageas Portugal vive para o proteger.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com o Grupo Ageas Portugal.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com