[weglot_switcher]

Grupo Altri. Lucros descem 59,8% no semestre para 28 milhões de euros

O produtor de energia renovável a partir de biomassa aponta o ajustamento do mercado da pasta e papel como um dos fatores para a quebra de lucros nos primeiros seis meses. Investimentos visam a redução de custos e o compromisso de eliminação dos combustíveis fósseis.
27 Julho 2023, 18h13

O Grupo Altri, produtor de energia renovável a partir de biomassa, registou uma quebra de 59,8% nos lucros nos primeiros seis meses do ano, atingindo um resultado de 28 milhões de euros neste período, de acordo com informação avançada pela Altri junto da CMVM.

Inserido naquele que é apelidado um contexto de ‘destocking’ na Europa, e apesar de uma maior procura por parte da China, o Grupo Altri reportou um decréscimo de 18,2% das receitas totais face ao mesmo período de 2022. Assim, as receitas totais da Altri foram de 426,6 milhões de euros e o EBITDA atingiu os 81,2 milhões de euros.

“Continuamos a assistir ao ajustamento do mercado da pasta e papel: ao mesmo tempo que observamos sinais de retoma por parte de um dos grandes consumidores mundiais, a China, enfrentamos um contexto de destocking e fraca procura na Europa. Este processo leva a uma recalibração entre a procura e a oferta, com a consequente quebra nos preços”, explica o grupo em comunicado.

Explica a Altri que este contexto vai obrigar a manter “uma postura de prudência” no sentido de otimizar as suas operações algo que deverá acontecer de duas formas: “trabalhando no sentido de acelerar a tendência de descida dos custos de produção, mas
também através da adequação dos nossos volumes de produção à procura real de mercado”.

Nesse sentido, o Grupo Altri enfatiza o investimento na caldeira de biomassa da Caima, que representa mais de um terço do total de 36,2 milhões de euros do investimento pago apenas durante os primeiros seis meses de 2023. Este investimento, explica a Altri, deverá cumprir dois propósitos: redução de custos e robustecer o compromisso de eliminação dos combustíveis fósseis, sendo que o excedente de produção de energia elétrica desde novo ativo será vendido à rede pública.

“O Grupo Altri continua a trabalhar ativamente no Projeto Gama, na Galiza, e mantém a intenção de anunciar a decisão final de investimento até ao final de 2023”, conclui a Altri em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.