[weglot_switcher]

Grupo Aralab diz ser único em Portugal capaz de produzir equipamentos para vacinas a 80 graus negativos

O grupo diz já ter recevbido contactos de empresas de vários países e assegura que nste momento, numa das empresas do grupo, a Bluestabil, tem sob a sua responsabilidade cerca de 200 mil amostras em estudo de estabilidade em diferentes condições climáticas, desde -20º (congelação) até 40º de temperatura com 75% de humidade.
  • Damir Sagolj / Reuters
30 Novembro 2020, 08h10

O Grupo Aralab garante que é a única unidade industrial com operação em Portugal capaz de produzir equipamentos para vacinas a 80 graus negativos, como algumas das últimas que foram recentemente anunciadas por diversas empresas farmacêuticos a nível mundial na luta contra a pandemia de Covid-19.

“O Grupo Aralab, no qual se enquadra uma empresa portuguesa de produção de câmaras climáticas, é a única unidade industrial em Portugal com know how e capacidade de produção de equipamentos que podem atingir os 80 graus negativos. Dentro do grupo, existem empresas com forte experiência em conservação em frio, seja congelação ou ultracongelação e com uma vasta experiência a trabalhar com a indústria farmacêutica”, assegura um comunicado da empresa.

De acordo com esse documento, “o Grupo Aralab está pronto para apoiar na conservação das vacinas para a Covid-19″.

“Desde que se souberam as condições de preservação das vacinas já recebemos contactos de empresas de vários países. Neste momento, numa das empresas do grupo, a Bluestabil, temos sob a nossa responsabilidade cerca de 200 mil amostras em estudo de estabilidade em diferentes condições climáticas, desde 20 graus negativos (congelação) até 40 graus de temperatura, com 75% de humidade”, afirma Luís Branco, administrador do Grupo Aralab.

Segundo este responsável, “temos conhecimento no armazenamento em condições de conservação e estabilidade de diferentes fármacos, de acordo com as boas práticas de fabrico (GMP) da indústria farmacêutica, com uma empresa certificada pelo Infarmed (autoridade portuguesa do medicamento) e pela FDA (autoridade norte americana para o medicamento)”.

Luís Branco relembra ainda que o Grupo Aralab já esteve envolvido na luta contra a pandemia, através do teste a máscaras de proteção, nomeadamente no auxílio no processo de certificação e controlo de qualidade de máscaras faciais de proteção contra a Covid-19.

“Este teste envolve a simulação de condições ambientais, verificando a fiabilidade na prevenção na transmissão de gotículas. Através deste procedimento, é possível validar a capacidade de proteção das máscaras sociais de cada fabricante e se estas devem receber a certificação de respirabilidade e segurança”, explica o referido comunicado.

A Aralab nasceu em 1985, pela mão dos irmãos e engenheiros João e Eduardo Araújo, tendo começado por fazer manutenção de outras câmaras. Em 1986, construiu a sua primeira câmara climática, para a Faculdade de Farmácia de Lisboa, e em 1995 teve o primeiro projeto fora de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.