O Grupo Arquiconsult encerrou o ano de 2024 com um volume de faturação de 28,8 milhões, acima dos 24,2 milhões registados em 2023.
A empresa de consultoria em sistemas de informação destaca a sua expansão internacional, com um desempenho crescente em Espanha, onde alcançou um volume de negócios de quatro milhões, e ainda na Arábia Saudita onde no primeiro ano completo de operação registou 1,3 milhões de euros.
A empresa portuguesa registou ainda uma faturação de 57% fora do país.
Para a empresa portuguesa, o crescimento orgânico previsto é de 15% no mercado interno e de 20% a nível internacional. Este crescimento será impulsionado por um plano de aquisições, especialmente na América Latina e na região MENA (Middle East & North Africa).
No mercado português, a Arquiconsult representa atualmente cerca de metade do mercado de Microsoft Dynamics ERP, revela a consultora.
“No mercado espanhol, os resultados associados ao Microsoft Dynamics foram bastante positivos. A empresa conseguiu fechar projetos muito relevantes, alcançando um crescimento de 40% em relação ao ano anterior. Este aumento reflete não apenas a confiança do mercado na Arquiconsult, mas também a sua capacidade de implementação de soluções à medida das necessidades do cliente”, lê-se no comunicado.
Este crescimento “foi acompanhado por um reforço nos recursos humanos, com um aumento de cerca de 35% no número de colaboradores, sobretudo através do recrutamento de talentos juniores, que foram posteriormente formados internamente”.
“Relativamente ao Microsoft Dynamics 365 F&O, a internacionalização foi um fator crucial em 2024, com cerca de 25% do volume de negócios da área a ser gerado fora de Espanha”, refere a Arquiconsult que acrescenta que a empresa registou duas grandes tendências neste segmento: “a especialização na implementação de soluções no mercado espanhol e a colaboração com parceiros internacionais, estratégia fundamental para expandir a presença global”.
A inovação tecnológica continua a ser uma prioridade para a Arquiconsult, com a Inteligência Artificial (IA) a representar um dos “desafios e oportunidades mais relevantes”, pelo que a empresa já está a fazer “uma forte aposta no Microsoft Copilot, promovendo webinars e sessões individuais com clientes, para demonstrar os benefícios da tecnologia e garantir que os investimentos em IA sejam uma realidade para o negócio”.
Para o ano 2025, a Arquiconsult tem já um grande volume de negócios previsto para a Arábia Saudita, “tendo já iniciado ações estratégicas para fortalecer a sua capacidade operacional”.
A consultora anuncia que “está planeada a abertura de um centro regional de nearshoring para apoiar as operações na Arábia Saudita, UAE e outras regiões. Este centro que será criado em 2025 poderá sê-lo por aquisição num dos países da região”. Além disso, iniciou o recrutamento interno na Arábia Saudita “para fortalecer a equipa operacional e melhorar a capacidade de resposta às exigências do mercado”.
“No plano dos produtos, “o investimento em IA a nível internacional continuará a ser uma prioridade, especialmente no desenvolvimento e implementação de soluções que têm no seu cerne o Copilot. “Acreditamos que qualquer investimento em IA deve ser sustentado, uma vez que o foco da Arquiconsult é ajudar os seus clientes a utilizarem estas novas tecnologias da melhor forma possível, maximizando os seus benefícios e garantindo um retorno positivo”, referiu Sérgio Espírito Santo, CEO da Arquiconsult.
Em termos de recursos humanos, a Arquiconsult encerrou 2024 com um total de cerca de 300 colaboradores, e tem o objetivo de incrementar substancialmente as suas equipas, reforçando a sua estratégia de crescimento sustentável, alinhada com os desafios e oportunidades do setor tecnológico a nível global. Está prevista a contratação de mais de 90 novos colaboradores durante o ano de 2025.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com