PremiumGrupo de investigação de ‘governance’ lança novo livro

O Governance Lab, coordenado pelo advogado Paulo Câmara, vai apresentar a obra “Acionistas e Governação das Sociedades”.

O grupo de investigação Governance Lab vai apresentar na próxima terça-feira, 29 de outubro, a sua 11ª obra dedicada ao governo das sociedades anónimas e ao debate em torno da posição ocupada pelos acionistas nas empresas. Intitulado “Acionistas e Governação das Sociedades”, o livro tem 20 autores e surge “numa altura de viragem” sobre os direitos e deveres das estruturas acionistas.

“Temos sempre a convicção de que nunca atingimos o fim da história, de que podemos modificar e melhorar as práticas e as regras de governance. Este ano sentimos que é uma altura de viragem em várias matérias. Havia muito a primazia de servir o acionista e os seus interesses, mas está a notar-se um ressurgimento das teses defensoras de um maior equilíbrio entre os interesses dos acionistas e dos outros stakeholders”, explica ao Jornal Económico (JE) o advogado Paulo Câmara, coordenador do grupo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumFirmas multidisciplinares dividem advogados

PS prepara anteprojeto de lei para reorganizar as ordens, abrindo caminho à criação de sociedades compostas por advogados e outros profissionais. Bastonário é contra, mas a classe está dividida.

A modernização “inevitável” de um setor tradicional como o da advocacia

Mesmo antes da aceleração que a pandemia promoveu, as sociedades de advogados de maior renome viviam já um processo de transição digital que facilitou a adaptação à advocacia remota.

O que dizem os advogados sobre a inovação na hora de servir o cliente

Líderes e responsáveis de inovação dos principais escritórios de advocacia em Portugal falam em compatibilidade entre deontologia e tecnologia, mas alertam para a necessidade de uma “sensabilidade acrescida” ou até de criação de comités para garantir o cumprimento dos deveres da profissão.
Comentários