A Penha d’Águia, grupo de pastelarias tradicionais madeirenses, investiu no último ano um milhão e 750 mil euros em melhorias infraestruturais e na abertura de dois novos estabelecimentos, disse ao Jornal Económico um dos sócios-gerentes da empresa, Dénio Fernandes.
A mais recente aposta da cadeia passou pela inauguração de uma nova loja na zona da Ajuda, no Funchal, em meados de julho passado, um investimento na ordem de um milhão de euros. O grupo madeirense lançou em simultâneo o Grand Gelato, com receita e fabrico próprio.
Consolidada como uma das marcas comerciais mais antigas da Madeira, as seis lojas da Penha d’Águia dão emprego a 54 funcionários. Para setembro, está prevista a abertura do Grand Café Penha d’Águia, na Avenida do Mar, um espaço que vai empregar mais 20 pessoas.
Este ano, a marca assinalou o 173º aniversário. Dénio Fernandes garante que é objetivo da empresa continuar a investir na Madeira, contribuindo para a criação de emprego e para a dinamização do comércio e economia locais.
“Nós procuramos, por exemplo, dar prioridade sempre que possível aos fornecedores regionais e a nossa aposta vai para produtos de qualidade, como os biológicos, por isso a nossa confeitaria caracteriza-se por ser mais saudável, nomeadamente ao nível da adição de açúcares”, referiu o empresário.
A cultura de responsabilidade social é, afiançou Dénio Fernandes, um compromisso da marca regional que tem dinamizado e apoiado diversas iniciativas nas áreas da solidariedade social e da cultura. Para já, o sócio-gerente da Penha d’Águia afasta a possibilidade de investimento no exterior, apesar de admitir ter recebido vários convites para parcerias em Lisboa e Inglaterra.
A Penha d’Águia – Pastelaria Tradicional Madeirense, foi fundada em 1844, na freguesia do Porto da Cruz, devendo o nome ao grande monte que distingue aquela localidade do norte da ilha da Madeira.
Primeiro como Casa Alves, depois com a atual designação, a Penha d’Águia mudou de proprietário em 1919, altura em que se instalou no Funchal. Em 2009, foi vendida aos atuais proprietários, sendo atualmente administrada pela família Gerardo Fernandes.
“Somos quatro irmãos, por sinal dois economistas e dois engenheiros civis. Os meus pais são madeirenses e nós nascemos na Venezuela”, contou Dénio Fernandes.
O grupo tem vindo a implementar uma estratégia de inovação e rebranding corporativo, tendo apostado no último ano na alteração da imagem e na adoção de uma estética contemporânea.
“Queremos reforçar a confiança dos consumidores e manter uma imagem atual e moderna. Sempre apostámos na personalização dos serviços e acho que é isso que nos distingue nesta área tão concorrencial”, disse Dénio Fernandes.
Previsto para meados de setembro, o Grand Café Penha d’Águia constitui o último dos investimentos do grupo para este ano. Fugindo ao conceito tradicional da cadeia, o novo espaço direciona-se mais para a área da restauração, dispondo de um restaurante à la carte e garrafeira.
Artigo publicado na edição digital do Jornal Económico. Assine aqui para ter acesso aos nossos conteúdos em primeira mão.
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