O Grupo Emirates anunciou um novo recorde de desempenho financeiro semestral, registando um lucro antes de impostos de 3,3 mil milhões de dólares nos primeiros seis meses do exercício de 2025-2026, assinalando o terceiro ano consecutivo de rentabilidade recorde no semestre em análise. O resultado líquido atingiu 2,9 mil milhões, o que representa um aumento de 13% face ao ano anterior.
“Refletindo o seu sólido desempenho operacional”, refere comunicado, o grupo manteve um EBITDA robusto de 5,7 mil milhões de dólares, 3% superior aos 5,6 mil milhões registados no período homólogo do ano anterior. O volume de negócios foi de 20,6 mil milhões nos primeiros seis meses de 2025-26, o que representa um aumento de 4% face aos 19,3 mil milhões do ano anterior.
O grupo refere ainda que encerrou o primeiro semestre de 2025-26 com um saldo de caixa recorde de 15,2 mil milhões de dólares a 30 de setembro de 2025, em comparação com 14,6 mil milhões US$) a 31 de março de 2025. “O grupo conseguiu recorrer às suas próprias e robustas reservas de caixa para apoiar as necessidades do negócio, incluindo o financiamento para a entrega de novas aeronaves e o cumprimento das obrigações de dívida existentes. Também pagou o remanescente de 545 milhões de dólares em dividendos ao seu acionista, dos 1,6 mil milhões declarados durante o exercício financeiro de 2024-25”.
O Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates Airline e Grupo, refere, citado pelo comunicado: “o grupo obteve, mais uma vez, um desempenho excecional, superando os resultados semestrais do ano passado para alcançar um novo lucro recorde no 1.º semestre de 2025-26. Fico satisfeito por constatar que a Emirates mantém a sua posição como a companhia aérea mais rentável do mundo neste período semestral.”
“Este desempenho foi impulsionado principalmente pela procura inabalável e pela crescente preferência dos clientes pelos nossos produtos e serviços, o que levou ao crescimento das receitas e à rentabilidade.” “A forte rentabilidade do grupo permite-nos continuar a fazer estes investimentos e a expandir os nossos modelos de negócio comprovados, em consonância com o crescimento do Dubai como cidade global de eleição para talentos, para empresas e para turistas”.
Durante o primeiro semestre de 2025-26, a Emirates iniciou novos serviços de voo para: Danang, Siem Reap, Shenzhen e Hangzhou. A 30 de setembro, a rede de passageiros e carga da Emirates abrangia 153 aeroportos em 81 países e territórios. A companhia aérea reforçou a sua rede de ligações ao adicionar 28 voos semanais programados para: Antananarivo, Joanesburgo, Mascate, Roma, Riade e Taipé. Durante os primeiros seis meses de 2025-26, a Emirates celebrou acordos com 3 parceiros de codeshare e interline: Air Seychelles, Condor e Aurigny.
A Emirates SkyCargo transportou 1,25 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 4% em comparação com o mesmo período do ano passado. A procura pelos produtos especializados da Emirates SkyCargo e pela rede de operações de carga em cargueiros e porões permaneceu estável. No entanto, os rendimentos do transporte de carga diminuíram 6% devido ao abrandamento da procura em alguns segmentos de mercado, face a preocupações tarifárias. A Emirates SkyCargo aumentou a sua capacidade com a entrega de três novos cargueiros Boeing 777. Em abril, a divisão de carga lançou o Emirates Courier Express, um produto inovador que aproveita o poder da rede global da companhia aérea para disponibilizar serviços de transporte expresso porta-a-porta a empresas.
Outros destaques no primeiro semestre de 2025-26 incluem: o lançamento da sua marca de hospitalidade (marhaba) nos aeroportos no Reino Unido; um investimento de participação minoritária de três milhões de euros na WonderMiles, uma plataforma de reservas avançada com capacidade NDC para reforçar a oferta de negócios corporativos da dnata Travel; e a alienação da sua participação de 75% na Super Bus, que opera passeios turísticos nos Emirados Árabes Unidos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com