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Grupo FNAC investe 300 mil euros e abre primeira loja de bem-estar e sustentabilidade em Portugal

A insígnia abrange aromaterapia, chás e infusões, entre outros. “Pretende inspirar a fazer essa mudança. Traz consigo o propósito de criar um mundo melhor, apelando a um modo de vida mais consciente, mais próximo da natureza, com foco no bem-estar e no respeito pelo planeta”, garante ao JE o diretor geral, Nuno Luz.
7 Dezembro 2021, 18h00

O grupo FNAC Darty investiu 300 mil euros para inaugurar esta quarta-feira, 9 de dezembro, a primeira loja em Portugal da marca Nature & Découvertes, uma marca inspirada nos estilos de vida sustentável e bem-estar, que conta com artigos para massagens e yoga, de aromaterapia ou produtos alimentares biológicos (chás, infusões…). A insígnia, detida pela FNAC desde 2019, conta com 100 lojas por toda a Europa (86 em França, oito na Suíça, quatro na Bélgica, uma no Luxemburgo e agora uma está prestes a abrir portas no centro comercial Amoreiras, em Lisboa.

Em entrevista ao Jornal Económico, o diretor geral da FNAC Portugal diz que a empresa continua numa fase de recuperação em relação a 2019 e nos primeiros nove meses do ano já havia crescido 11% face ao ano passado. “Apesar de ser uma loja de apenas 100 m2 usa todos os materiais nobres de uma flagship para que a experiência de loja seja fiel à promessa da marca. O objetivo é abrir uma loja por ano, sendo que o investimento de abertura de cada loja dependerá da sua dimensão”, conta Nuno Luz sobre este novo estabelecimento.

A que se deve este lançamento?

Estes dois últimos anos mostraram-nos que o mundo está a mudar e que todos nós precisamos de acompanhar essa mudança. Trouxeram a consciencialização para os temas do ambiente, saúde, de socialização, da nossa relação com outros e com o mundo. Esta marca pretende inspirar a fazer essa mudança. Traz consigo o propósito de criar um mundo melhor, apelando a um modo de vida mais consciente, mais próximo da natureza, com foco no bem-estar e no respeito pelo planeta. É um reforço do nosso posicionamento estratégico do grupo na sustentabilidade, curiosidade e descoberta, com uma marca forte e produtos altamente diferenciadores e qualitativos.

Que objetivos têm em relação à Nature & Decouvertes Portugal? Onde se localizará a próxima loja em Portugal, depois desta no Amoreiras?

Esta marca pretende afirmar-se no nosso mercado como uma referência na escolha consciente dos portugueses que optam, cada vez mais, por um consumo responsável, informado, ético e ecológico. O objetivo é distinguir-se no mercado português pelo seu conceito inovador e gama exclusiva, enquanto marca de excelência. O plano de expansão da Nature & Découvertes para o mercado português contempla, para 2022, a abertura de uma loja flagship, com aproximadamente 350m2, onde será possível apresentar na integralidade todo o conceito da marca. A estratégia passa pela abertura de mais duas ou três loja em Lisboa nos próximos dois anos. Neste período, fora de Lisboa, trabalharemos essencialmente em espaços shop in shop dentro das lojas FNAC que tenham espaço suficiente para passar esta mesma experiência.

Como vê o futuro do sector do retalho?

Omnicanal. Mesmo apesar destes dois anos atípicos em que o digital ganhou terreno de uma forma que, em condições normais, seria muito mais lenta, as lojas físicas vão continuar a ser locais preferenciais de experimentação, aconselhamento e encontro. No caso da FNAC, o contacto com os nossos especialistas para aconselhamento ou o “passeio” pela loja para ver as novidades, por exemplo, são características fundamentais da experiência do cliente e, mesmo tendo outras alternativas, acreditamos que é lá que vai continuar a preferência dos portugueses.

Quais foram as principais medidas em torno da sustentabilidade adoptadas pelo grupo?

A FNAC tem desde 2018 uma nova missão de grupo que tem como objetivo posicionar o grupo FNAC Darty como líder da distribuição sustentável na Europa, reforçando os eixos de escolha esclarecida e consumo responsável. Demos recentemente a conhecer o nosso reposicionamento sendo que um dos quatro pilares estratégicos é a sustentabilidade. Este pilar é trabalhado de uma forma integrada a todos os níveis do negócio. A nossa estratégia de responsabilidade empresarial tem sido desenvolvida de uma forma muito completa e integrada. Trabalhamos para ser uma referência enquanto empregador responsável com preocupações ao nível da responsabilidade ambiental, económica e cultural, atuando também cada vez mais para que os nossos produtos e serviços sejam também eles responsáveis.

Fizeram um estudo de mercado para abrir esta loja?

Percebemos que em Portugal havia espaço para uma marca com este conceito. Nestes últimos anos o slow living, a reconexão com a natureza e o mindfullness vieram para a ordem do dia. Esta marca tem uma ambição muito própria de encorajar adultos e crianças a redescobrir a natureza que é algo que já é trabalhado no resto da Europa com mais afinco há vários anos. Esta marca é inspirada num estilo de vida sustentável e caracteriza-se por recriar uma atmosfera que se inspira na calma e na serenidade da natureza, uma intenção que está bem patente em contexto de loja, onde tudo está preparado para proporcionar ao cliente uma experiência diferente, muito sensorial, criada para despertar os cinco sentidos. A maior parte dos nossos produtos são exclusivos, marca própria, que não podem ser encontrados em outras insígnias.

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