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Grupo português lança nova marca de fruta para aumentar consumo nacional

A nova marca ‘Maria’ do Grupo Luís Vicente dispõe de uma gama composta essencialmente pela pera rocha, maçã gala, pêssego, nectarina, ameixa, dióspiro e marmelo.
16 Outubro 2019, 07h38

O Grupo Luís Vicente acaba de lançar a ‘Maria’, uma nova marca de fruta 100% portuguesa, com o objetivo de alertar os portugueses para a necessidade urgente da mudança de hábitos no que respeita à sua alimentação diária, em particular para a vantagem de consumir mais fruta.

A nova marca ‘Maria’ dispõe de uma gama composta essencialmente pela pera rocha, maçã gala, pêssego, nectarina, ameixa, dióspiro e marmelo.

“Na semana em que se comemora o ‘Dia Mundial da Alimentação (hoje, 16 de Outubro)’, o Grupo Luís Vicente, através da sua nova marca de fruta 100% portuguesa – ‘Maria’, pretende alertar os portugueses para a necessidade urgente da mudança de hábitos no que concerne à sua alimentação diária”, destaca um comunicado do grupo.

De acordo com esse documento, “um último estudo da Eurostat, o gabinete de estatísticas da UE, refere que apesar de 80% dos portugueses consumirem fruta todos os dias, a maioria come apenas uma peça de fruta diária, o que está muito aquém das três a cinco peças recomendadas pela Organização Mundial de Saúde”.

“Segundo a Fundação Portuguesa de Cardiologia, as estatísticas mostram que, a nível nacio­nal, quase metade da população apresenta excesso de peso e que perto de um milhão de adultos sofre de obesidade. De acordo com o Estudo APCOI (Associação Portuguesa Contra Obesidade Infantil)/ISAMB (Instituto de Saúde Ambiental)/FMUL  (Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa), cujos dados foram recolhidos nas escolas participantes no projeto ‘Heróis da Fruta’ no ano letivo 2017/2018: 32% das crianças apresenta excesso de peso e 14% obesidade infantil”, assinala o referido comunicado.

Para Miguel Barbosa, diretor geral do Grupo Luís Vicente, “enquanto grupo português de produção e comercialização de fruta, é nossa missão alertar para os benefícios de uma alimentação saudável, na qual a fruta é uma peça fundamental”.

“A ‘Maria’, é a nossa nova marca para a fruta portuguesa, com a qual vamos desenvolver ao longo dos próximos meses iniciativas para promover o maior consumo de fruta, começando com este alerta no ‘Dia Mundial da Alimentação’”, adianta este responsável.

Segundo os responsáveis do Grupo Luís Vicente, um dos exemplos desta missão é o facto de ser parceiro da APCOI, Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, “que, através do programa ‘Heróis da Fruta’, faz um excelente trabalho junto das escolas, impactando diariamente mais de 50.000 crianças, promovendo o consumo de frutas desde os primeiros anos”.

Para a nutricionista Zélia Santos, presidente do Conselho Executivo do Movimento 2020, um projeto dedicado à saúde alimentar dos portugueses, “os princípios básicos da ‘Dieta Mediterrânica’ deviam estar enraizados na nossa cultura, mas a mudança de hábitos de vida, orçamentos familiares reduzidos, horários curtos e o ‘stress’ diário, levam-nos a recorrer a refeições menos saudáveis”.

E esta responsável acrescenta que, “por isso, neste dia, pretendemos relembrar o básico, e promover o aumento do consumo diário de fruta”.

“Para isso, basta colocar todos os dias na mala 1 maçã e/ou 1 pera, assim como não o esquecer nas lancheiras para as escolas”, defende Zélia Santos.

“Além de benefícios para a saúde, o consumo de fruta portuguesa está também a apoiar a economia e agricultura nacionais. Pera Rocha e Maçã Gala são exemplos disso, e são ótimos aliados para uma alimentação”, conclui o comunicado do Grupo Luís Vicente.

 

 

 

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