O Grupo RAR publicou hoje o seu Relatório & Contas de 2021 que consolida os números e indicadores económicos das suas subsidiárias. “Embora afetadas por uma conjuntura global adversa, o conjunto das empresas confirma a tendência de crescimento dos últimos anos”, diz o grupo sediado no Porto.
Assim, as vendas líquidas consolidadas ascenderam a 809 milhões de euros (mais 10,6% que em 2020), com um EBITDA de 72 milhões de euros e os resultados líquidos a atingirem 16,2 milhões de euros em 2021. Em 2020 os resultados tinham sido de 22,5 milhões. Ou seja, os resultados consolidados registaram uma queda de 28%.
O presidente Nuno Macedo Silva destacou no documento “a performance crescente do Grupo RAR, num ano em que a pandemia marcou o ritmo da economia mundial”, e os “múltiplos projetos em desenvolvimento, de restruturação e de expansão”.
“Mantendo rácios confortáveis de operação, a dívida financeira no final de 2021 era de 171 milhões de euros”, acrescentou o Presidente do Grupo RAR.
O RAR salienta que do ponto de vista da estrutura do grupo, o destaque vai para a cisão da Colep, que transformou as divisões de Packaging e Consumer Products em duas empresas independentes.
“O Grupo RAR continua a afirmar-se como uma referência no panorama empresarial português”, diz a empresa.
“Tudo começou com o negócio do açúcar, que este ano completa 60 anos de vida, uma origem que permanece viva nas siglas RAR – Refinarias de Açúcar Reunidas. Em seis décadas, não só a aposta inicial se mantém, como deu origem a um grupo económico que expandiu a sua atividade muito para além da área alimentar, diversificando para os setores de embalagem, bens de consumo, imobiliário e serviços”, refere a empresa que lembra que além de Portugal, o grupo está presente em mais oito países de três continentes.
O Grupo, em 2021, empregava um total de 3.800 colaboradores e está presente em Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, México, Países Baixos, Polónia e Reino Unido.
Em termos de subsidiárias, a Colep Consumer Products Portugal apresentou vendas de 251 milhões de euros, realizando um EBITDA de 23,8 milhões de euros.
Já a Colep Packaging Portugal, que foi constituída a 1 de julho de 2021 a partir da cisão da Colep, e está focada nos vários mercados e setores das embalagens, apresentou vendas de 119 milhões de euros, e um EBITDA de 26,8 milhões de euros. Conta atualmente com cerca de 700 colaboradores.
A Vitacress, adquirida em 2008, atua no mercado dos produtos frescos, com foco em saladas “prontas a comer” e ervas aromáticas frescas, em Portugal, Alemanha, Bélgica, Espanha, Países Baixos e Reino Unido. Esta subsidiária do Grupo RAR “aumentou as vendas em todos os mercados, apesar das dificuldades decorrentes da escassez de mão de obra qualificada e do ano agrícola desafiante no sul da Europa e no Reino Unido”. Apresentou vendas de 172 milhões de euros (148 milhões de libras britânicas), realizando um EBITDA de 17,5 milhões de euros (15,1 milhões de libras britânicas). Conta atualmente com cerca de 1.500 colaboradores.
A RAR – Refinarias de Açúcar Reunidas, que se dedica desde 1962 à refinação e comercialização de açúcar, apresentou um crescimento nas vendas, que atingiram 76 milhões de euros, e um EBITDA de 88 mil euros. Conta atualmente com cerca de 160 colaboradores.
A Acembex – Comércio e Serviços e que se dedica-se ao comércio internacional de matérias-primas para a indústria agroalimentar, movimentou em 2021 cerca de 750 mil toneladas. Atingiu uma quota de 22% do mercado nacional, o que faz da Acembex o maior importador de cereais e coprodutos do país. Apresentou um crescimento nas vendas, que atingiram 188 milhões de euros, realizando um EBITDA de 897 mil euros. Conta atualmente com 15 colaboradores.
Depois a RAR Imobiliária, fundada em 1987 para gerir o património imobiliário do Grupo RAR, atividade que foi alargada posteriormente ao desenvolvimento de projetos imobiliários residenciais destinados ao segmento alto do mercado, teve um ano de 2021 positivo, apesar do contínuo aumento do preço dos materiais e da escassez de mão de obra provocada, essencialmente, pela pandemia. A empresa tem projetos em curso em Lisboa, Porto, Braga e Vila do Conde. Apresentou um crescimento nas vendas, que atingiram 10 milhões de euros, realizando um EBITDA de 3,4 milhões de euros. Conta atualmente com 19 colaboradores.
O Grupo RAR diz que os resultados vêm confirmar a tendência de crescimento dos últimos anos, apesar da conjuntura económica particularmente desafiante vivida durante o exercício de 2021.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com