[weglot_switcher]

Guerra com juízes do Supremo sai cara a Jair Bolsonaro

Mesmo depois de se ter desculpado, o presidente brasileiro estáa perder hipóteses de voltar a ser eleito para novo mandato. E prestes a entrar numa nova fase de tensão com o Supremo Tribunal Federal, desta vez por causa da internet e da venda de armas.
18 Setembro 2021, 16h00

As consequências não foram as mesmas, mas o incitamento protagonizado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, contra o poder judicial foi de tal modo semelhante ao estranho discurso do ex-presidente norte-americano Donald Trump antes do chamado assalto ao Capitólio que um número não despiciendo de analistas considera que a candidatura a um segundo mandato está ferida de morte. O analista Francisco Seixas da Costa não tem dúvidas. “Foi mau para Bolsonaro e só pode ter fracas consequências para as suas pretensões políticas”, afirmou ao JE.

Neste momento, a seu favor, Bolsonaro tem apenas um indicador positivo: é o rosto mais seguro do movimento anti-Lula da Silva, talvez candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) – o ex-presidente continua a ‘saltitar’ entre a possibilidade e a certeza da sua nova candidatura. E isso não é de somenos: afinal, essa foi a principal razão pela qual Bolsonaro – um político claramente impreparado e repetente em declarações extravagantes – foi eleito em 2018, tirando partido de uma profunda divisão, política mas também sociológica, do país.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.