Guia do IMI 2021: Saiba tudo sobre este imposto

Desde os prazos de pagamento às condições necessárias para estar isento dessa responsabilidade, descubra tudo o que precisa no Guia do IMI 2021 desenvolvido pelo ComparaJá.pr«.

Com a chegada do mês de maio, muitos portugueses terão de pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), sendo que poderão ainda haver muitas dúvidas relativamente a este encargo, que muitas vezes é esquecido.

Como posso fazer o pagamento? Qual é o valor que será cobrado? É possível pagar menos de IMI? As respostas a estas dúvidas estão no guia gratuito que o ComparaJá.pt construiu.

Através da consulta do “Guia do IMI 2021” desenvolvido por esta plataforma especializada em Finanças Pessoais, poderá saber tudo aquilo que precisa, desde as mais recentes alterações às taxas municipais aos fatores que determinam a isenção do pagamento deste imposto.

Guia IMI 2021

O que poderá ver no “Guia do IMI 2021”?

Este guia reúne todas as informações relevantes ao pagamento do IMI para este ano, mas também para que possa poupar no futuro.

Conseguirá, desta forma, compreender as diferentes variáveis que são incluídas no cálculo deste imposto, tal como os benefícios fiscais aos quais poderá ter direito. Sendo assim, o “Guia do IMI 2021” inclui os seguintes conteúdos:

#1 – Introdução ao IMI

Antes de calcular o que tem de pagar de IMI, é necessário compreender em que consiste este imposto. Para além de uma breve definição do Imposto Municipal sobre Imóveis, poderá também ver as alterações que foram aplicadas nos últimos anos.

#2 – Calcular o IMI

Nesta secção do Guia IMI 2021 poderá encontrar a fórmula utilizada para o cálculo do imposto a pagar tal como as variáveis contabilizadas nessa equação, como o Valor Patrimonial Tributário e as taxas definidas pelos diversos municípios.

Se quer saber onde é que poderá consultar o valor que terá de pagar de IMI, é nesta parte onde também lhe explicamos tudo aquilo que precisa de saber, passo a passo.

#3 – Pagamento do IMI

Relativamente ao pagamento em si, nesta parte do guia abordamos as diferentes maneiras pelas quais poderá realizar este processo, desde pagar através do multibanco ou do Portal das Finanças.

Também é aqui que referimos os prazos que terá de cumprir relativamente ao pagamento do IMI em 2021, tal como as consequências da falha desta responsabilidade.

#4 – Reavaliação do IMI

Se está à procura de pagar menos imposto para o próximo ano, então esta secção é para si. Nesta parte do Guia IMI 2021, demonstramos como um pedido de reavaliação do seu imóvel pode resultar numa menor quantia a pagar no futuro.

Abordamos, assim, as diferentes variáveis que são contabilizadas para a reavaliação do IMI e ainda como poderá realizar este processo passo a passo.

#5 – Isenção de IMI

Em certas circunstâncias, é possível pagar menos, mais ou ainda estar isento do pagamento deste imposto, mediante os requisitos apresentados. É nessa última opção na qual esta secção se baseia e as regras que terá de cumprir para usufruir desta condição.

Desta forma, referimos também os tipos de isenção de IMI que existem, como poderá pedir e ainda as novidades para 2021 relativamente às condições de acesso a este benefício fiscal.

#6 – Adicional ao IMI

Existem, porventura, ocasiões em que poderá ter de pagar imposto adicional. Torna-se assim relevante compreender se poderá estar incluído nesta medida e o valor que lhe será cobrado.

Sendo assim, nesta secção poderá consultar as taxas a serem aplicadas, quando terá de pagar e ainda se apresenta condições para estar isento do adicional ao IMI.

#7 – IMI Familiar

Por fim, nesta última parte do Guia IMI 2021, referimos a questão do IMI familiar, que consiste num desconto aplicado a certas famílias aquando do pagamento deste imposto. É atribuído pelas próprias autarquias, portanto, deverá consultar junto delas se tem direito a este benefício.

Poderá, então, ver quando poderá pagar a menos, que requisitos terá de cumprir e ainda o que terá de fazer para pedir este desconto ao IMI.

Quer saber mais sobre o IMI?

Se tiver dúvidas relativamente ao pagamento deste imposto, poderá encontrar as respostas no “Guia do IMI 2021”, que é gratuito para todos os que o quiserem consultar. Para obter este documento, basta carregar clicar aqui para fazer o download em formato PDF.

Ler mais
Relacionadas

Quais são e para que serve cada anexo do IRS?

Descubra quais são os anexos que se aplicam à sua entrega.

Como preencher a declaração de IRS em 5 passos

Veja como preencher a declaração em 5 simples etapas.

Como preencher o anexo SS do IRS 2021?

O anexo SS refere-se aos rendimentos de alguns trabalhadores independentes. Veja, neste artigo, se terá de entregar este formulário e como o preencher.

Passo a passo: como entregar o IRS automático?

Veja como entregar a declaração de forma simples e rápida,

Quanto tempo demora o reembolso do IRS?

Conheça os prazos e como consultar o estado da entrega.

Entrega do IRS começa esta quinta-feira. Tudo o que precisa de saber

Se ainda tem dúvidas sobre IRS, descarregue gratuitamente o ebook “Guia do IRS 2021” e descubra tudo o que há para saber sobre este imposto, desde o preenchimento à entrega.
Recomendadas

Como são financiadas as nossas reformas? Veja o “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Como são financiadas as nossas reformas? Esta sexta-feira há “Economize”, programa de finanças pessoais

Acompanhe o “Economize” na plataforma multimédia JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico.

Saiba quem é pode beneficiar do pagamento repartido de dívidas à Segurança Social

Entrou em vigor a 8 de abril um regime excecional de pagamento faseado de dívidas de contribuições à segurança social que não se encontrem em fase de processo executivo.
Comentários